CONTROLE E APRIMORAMENTO DA PONTUAÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO DE ARIQUEMES/RO

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Rosemeri Krumenaur Stangue
Rafael Fonseca de Fonseca de Castro
Andrirlei Santos de Sousa

Resumo

Dificuldades na expressão escrita são comuns em todos os níveis do sistema educacional brasileiro. Fato que se torna mais preocupante em se tratando de acadêmicos de Pedagogia, futuros professores alfabetizadores. Partindo desse preocupante cenário, o presente artigo remonta a uma pesquisa que objetivou planejar, implementar e avaliar uma intervenção pedagógica constituída por uma proposta didática direcionada ao aprimoramento da escrita de acadêmicos de um curso Pedagogia de Ariquemes, interior de Rondônia. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, empreendida de setembro de 2018 a março de 2019, fundamentou-se em pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e da Linguística Textual – em diálogo com pesquisas sobre a temática. Os participantes foram seis acadêmicos do 4º período de Pedagogia, selecionados segundo diagnósticos de desempenho quanto à escrita, realizados com toda a turma. Os textos foram analisados mediante avaliação linguística e gramatical e os dados organizados via análise textual discursiva. Tratamos, neste manuscrito, dos resultados referentes à categoria de análise “Controle e aprimoramento do ato de escrever”, com especial atenção à subcategoria “Pontuação: vírgula e ponto-final”. Destacamos, entre os principais achados da pesquisa, a ampliação da tomada de consciência acerca dos problemas de escrita por parte dos acadêmicos; a percepção da necessidade de revisar os textos e o aumento das possibilidades de controle de aspectos acerca do uso da vírgula e do ponto-final. Os resultados da referida investigação evidenciam que a intervenção pedagógica realizada contribuiu para a melhora da capacidade da expressão escrita dos participantes.

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Como Citar
STANGUE, R. K.; FONSECA DE CASTRO, R. F. de; SOUSA, A. S. de . CONTROLE E APRIMORAMENTO DA PONTUAÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO DE ARIQUEMES/RO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 350–370, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7943050. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1345. Acesso em: 4 dez. 2024.
Seção
Artigos

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