A IMERSÃO DA CRIANÇA EM ESTÁGIO PRÉ-ESCOLAR NA CULTURA ESCRITA
Contenido principal del artículo
Resumen
Este ensaio tem como objetivo investigar as possibilidades no que diz respeito à imersão da criança em estágio pré-escolar na cultura escrita. Para tanto, faremos uma revisão de cunho bibliográfico, sobretudo pelos pressupostos teóricos de Magda Soares (1998; 2005), Antônio Augusto Gomes Batista (2005) e Richard Bamberger (2005) por meio dos quais discutiremos os conceitos de alfabetização e letramento e a importância de eles andarem juntos, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) enquanto documentos norteadores para podermos analisar quatro planos de aula produzidos e compartilhados pela Associação Nova Escola e adaptados para o ensino remoto. Os resultados nos permitem compreender que oportunizar o contato das crianças com a linguagem escrita ainda em período pré-escolar possibilita a significação de mundo, além de prover o conhecimento sobre elas mesmas.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Editora Ática, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2022.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2022.
BRIZUEÑA, T. M. D. G.; GOBARA, S. T. “A Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Anos Iniciais: Implicações no Ensino de Ciências”. In: SENHORAS, E. M. Currículo: Discussões Teórico-Normativas. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.
SOARES, M. B.; GOMES, A. A. Alfabetização e Letramento: Caderno do Professor. Belo Horizonte: Editora Ceale, 2005.
SOARES, M. B. “As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto”. In. ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. (orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Editora Ática, 1988.