EFEITO DUNNING-KRUGER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Contenido principal del artículo

Rafael Castro de Souza
Diogo Pereira Bezerra
Carla Katarina de Monteiro Marques
Sandra Maria Campos Alves

Resumen

O processo de ensino e aprendizagem tem sido, historicamente, objeto de investigação por parte da comunidade acadêmica. Entre os múltiplos aspectos analisados, destaca-se o impacto de efeitos metacognitivos na qualidade desse processo. Dentre tais efeitos, tem-se o denominado efeito Dunning-Kruger, o qual refere-se à tendência de indivíduos com baixa competência superestimarem sua própria capacidade de desempenho, demonstrando uma discrepância entre percepção e realidade, exigindo intervenções específicas e direcionadas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as potencialidades, técnicas e tecnologias associadas à identificação do efeito Dunning-Kruger na esfera educacional. Para tanto, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura com base no protocolo PRISMA 2020, contemplando dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas em âmbito nacional e internacional, publicadas nos idiomas português e inglês. Os resultados evidenciam que o efeito é amplamente investigado em contextos educacionais, especialmente no exterior, utilizando predominantemente métodos quantitativos. As técnicas mais empregadas envolvem autoavaliações de desempenho combinadas a testes objetivos, frequentemente analisados com base em estatísticas como ANOVA e regressão. Embora algumas pesquisas explorem tecnologias educacionais, como jogos sérios, a aplicação direta de ferramentas tecnológicas voltadas à identificação do efeito ainda é limitada. Conclui-se que o efeito Dunning-Kruger é um fenômeno metacognitivo relevante para o campo educacional, capaz de fornecer insights sobre autopercepção e desempenho discente. Contudo, sua abordagem prática ainda carece de desenvolvimento tecnológico e de estratégias pedagógicas sistematizadas que favoreçam a autorregulação metacognitiva.

Detalles del artículo

Cómo citar
SOUZA, R. C. de .; BEZERRA, D. P. .; MARQUES, C. K. de M. .; ALVES, S. M. C. EFEITO DUNNING-KRUGER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 22, n. 64, p. 342–367, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15477560. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6970. Acesso em: 25 jun. 2025.
Sección
Artículos

Citas

ADAMECZ, A.; ILIEVA, R.; SHURE, N. “Revisiting the Dunning-Kruger Effect: Composite Measures and Heterogeneity by Gender”. Institute of Labor Economics, vol. 116, 2025.

ALVES, R. A. Análise da Ferramenta de Avaliação de Desempenho na Administração Pública: Um Estudo de Caso dos Docentes da UENF (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Administração Pública). Campos dos Goytacazes: UENF, 2018.

BEBER, B.; SILVA, E.; BONFIGLIO, S. U. “Metacognição como processo da aprendizagem”. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, vol. 31, 2014.

CAPES. “Catálogo de Tese e Dissertações”. CAPES [2025]. Disponível em: . Acesso em: 09/02/2025.

CROMITY, S. PolyBandit: Polymorphic Linux Command Line Simulation (Master's Dissertation in Computer Science). Pennsylvania: The Pennsylvania State University, 2021.

CUSANO, L. C. Thinking Styles, Conspiracist Belief, and the Mediating Role of the Dunning-Kruger Effect in Modeling Belief Change (Master's Dissertation in Arts). San Jose: San Jose State University, 2023.

EURASIP. “Theses”. EURASIP [2025]. Disponível em: . Acesso em: 09/02/2025.

FERREIRA, B. I. A. S. Neurociências e aprendizagem: metacognição, criatividade e competências para compreensão leitora. São Paulo: Editora Pimenta Cultural, 2019.

FLAVELL, J. H. “Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry”. American Psychologist, vol. 34, n. 10, 1979.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. São Paulo: Editora Plageder, 2009.

GOERING, M. Knowledge Surveys in Nursing Education: Pre-licensure Nursing Students’ Perceptions of their Knowledge and Clinical Skill Abilities (Doctoral Thesis in Philosophy). Minnesota: University of Minnesota, 2016.

GROSS, M.; LATHAM, D. “What's skill got to do with it? Information literacy skills and self-views of ability among first-year college students”. Journal of the American Society for Information Science and Technology, vol. 63, n. 3, 2012.

KRUGER, J.; DUNNING, D. “Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments”. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 77, n. 6, 1999.

LITEL, L. P. The better-than-average effect in high school students' academic self-assessments and the role of academic motivation (Master's Dissertation in Psychology). Fresno: California State University, 2011.

LIU, S. The Impact of Learner Metacognition and Goal Orientation on Problem-Solving in a Serious Game Environment (Doctoral Thesis in Philosophy). Austin: The University of Texas at Austin, 2018.

MAHMOOD, K. “Do people overestimate their information literacy skills? A systematic review of empirical evidence on the Dunning-Kruger effect”. Communications in Information Literacy, vol. 10, n. 2, 2016.

McMILLAN, J. H. Educational research: Fundamentals for the consumer. London: Pearson, 2012.

MULLER, A. L. Neurological Correlates of the Dunning-Kruger Effect (Master's Dissertation in Psychology). San Bernadino: Faculty of California State University, 2019.

NEDERHAND, M. L. Improving calibration accuracy through performance feedback (Doctoral Thesis in Educational Psychology). Rotterdam: Erasmus University, 2018.

NUNES, T. You may not be as Smart as You Think: An Alternative Account of the Dunning-Kruger Effect (Master's Dissertation in Clinical Psychology). Pretoria: University of Pretoria, 2014.

OATD - Open Access Theses and Dissertations. “Theses and Dissertations”. OATD [2025]. Disponível em: . Acesso em: 09/02/2025.

PETERSEN, J. M. Performance Self-Appraisal Calibration of ESL Students on a Proficiency Reading Test (Master's Dissertation in Arts). Provo: Brigham Young University, 2018.

RAHMATIRAD, M. “A review of socio-cultural theory”. Siasat, vol. 5, n. 3, 2020.

SOUSA, K. A. A.; ARAÚJO, T. M. E. “Prevalência do vírus da imunodeficiência humana em estudantes universitários: revisão sistemática”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 7, n. 21, 2021.

SPISAK, J. R. Secondary student information literacy self-efficacy vs. performance (Doctoral Thesis in Philosophy). Richmond: Virginia Commonwealth University, 2018.

STANO, Nancy Kathleen. Improving college students’ self-knowledge through engagement in a learning frameworks course (Doctoral Thesis in Philosophy). Austin: The University of Texas, 2016.

TINTI, D. S.; BARBOSA, G. C.; LOPES, C. E. “O software IRAMUTEQ e a Análise de Narrativas (Auto) biográficas no Campo da Educação Matemática”. Bolema: Boletim de Educação Matemática, vol. 35, 2021.

VIDAL, J. “The Dunning-Kruger Effect: A Special Release for Educators”. SSRN [2023]. Disponível em: . Acesso em: 09/06/2024.

YANG, X. et al. “How does the Dunning-Kruger effect happen in creativity? The creative self-concept matters”. Thinking Skills and Creativity, vol. 54, 2024.

ZHOU, X. Metacognition in face processing (Doctoral Thesis in Philosophy). New York: University of York, 2021.

ZUCATTO, L. C. et al. “Políticas públicas para a educação básica: uma revisão sistemática de literatura”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 47, 2023.