EFEITO DUNNING-KRUGER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Contenido principal del artículo
Resumen
O processo de ensino e aprendizagem tem sido, historicamente, objeto de investigação por parte da comunidade acadêmica. Entre os múltiplos aspectos analisados, destaca-se o impacto de efeitos metacognitivos na qualidade desse processo. Dentre tais efeitos, tem-se o denominado efeito Dunning-Kruger, o qual refere-se à tendência de indivíduos com baixa competência superestimarem sua própria capacidade de desempenho, demonstrando uma discrepância entre percepção e realidade, exigindo intervenções específicas e direcionadas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as potencialidades, técnicas e tecnologias associadas à identificação do efeito Dunning-Kruger na esfera educacional. Para tanto, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura com base no protocolo PRISMA 2020, contemplando dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas em âmbito nacional e internacional, publicadas nos idiomas português e inglês. Os resultados evidenciam que o efeito é amplamente investigado em contextos educacionais, especialmente no exterior, utilizando predominantemente métodos quantitativos. As técnicas mais empregadas envolvem autoavaliações de desempenho combinadas a testes objetivos, frequentemente analisados com base em estatísticas como ANOVA e regressão. Embora algumas pesquisas explorem tecnologias educacionais, como jogos sérios, a aplicação direta de ferramentas tecnológicas voltadas à identificação do efeito ainda é limitada. Conclui-se que o efeito Dunning-Kruger é um fenômeno metacognitivo relevante para o campo educacional, capaz de fornecer insights sobre autopercepção e desempenho discente. Contudo, sua abordagem prática ainda carece de desenvolvimento tecnológico e de estratégias pedagógicas sistematizadas que favoreçam a autorregulação metacognitiva.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ADAMECZ, A.; ILIEVA, R.; SHURE, N. “Revisiting the Dunning-Kruger Effect: Composite Measures and Heterogeneity by Gender”. Institute of Labor Economics, vol. 116, 2025.
ALVES, R. A. Análise da Ferramenta de Avaliação de Desempenho na Administração Pública: Um Estudo de Caso dos Docentes da UENF (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Administração Pública). Campos dos Goytacazes: UENF, 2018.
BEBER, B.; SILVA, E.; BONFIGLIO, S. U. “Metacognição como processo da aprendizagem”. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, vol. 31, 2014.
CAPES. “Catálogo de Tese e Dissertações”. CAPES [2025]. Disponível em: . Acesso em: 09/02/2025.
CROMITY, S. PolyBandit: Polymorphic Linux Command Line Simulation (Master's Dissertation in Computer Science). Pennsylvania: The Pennsylvania State University, 2021.
CUSANO, L. C. Thinking Styles, Conspiracist Belief, and the Mediating Role of the Dunning-Kruger Effect in Modeling Belief Change (Master's Dissertation in Arts). San Jose: San Jose State University, 2023.
EURASIP. “Theses”. EURASIP [2025]. Disponível em: . Acesso em: 09/02/2025.
FERREIRA, B. I. A. S. Neurociências e aprendizagem: metacognição, criatividade e competências para compreensão leitora. São Paulo: Editora Pimenta Cultural, 2019.
FLAVELL, J. H. “Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry”. American Psychologist, vol. 34, n. 10, 1979.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. São Paulo: Editora Plageder, 2009.
GOERING, M. Knowledge Surveys in Nursing Education: Pre-licensure Nursing Students’ Perceptions of their Knowledge and Clinical Skill Abilities (Doctoral Thesis in Philosophy). Minnesota: University of Minnesota, 2016.
GROSS, M.; LATHAM, D. “What's skill got to do with it? Information literacy skills and self-views of ability among first-year college students”. Journal of the American Society for Information Science and Technology, vol. 63, n. 3, 2012.
KRUGER, J.; DUNNING, D. “Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments”. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 77, n. 6, 1999.
LITEL, L. P. The better-than-average effect in high school students' academic self-assessments and the role of academic motivation (Master's Dissertation in Psychology). Fresno: California State University, 2011.
LIU, S. The Impact of Learner Metacognition and Goal Orientation on Problem-Solving in a Serious Game Environment (Doctoral Thesis in Philosophy). Austin: The University of Texas at Austin, 2018.
MAHMOOD, K. “Do people overestimate their information literacy skills? A systematic review of empirical evidence on the Dunning-Kruger effect”. Communications in Information Literacy, vol. 10, n. 2, 2016.
McMILLAN, J. H. Educational research: Fundamentals for the consumer. London: Pearson, 2012.
MULLER, A. L. Neurological Correlates of the Dunning-Kruger Effect (Master's Dissertation in Psychology). San Bernadino: Faculty of California State University, 2019.
NEDERHAND, M. L. Improving calibration accuracy through performance feedback (Doctoral Thesis in Educational Psychology). Rotterdam: Erasmus University, 2018.
NUNES, T. You may not be as Smart as You Think: An Alternative Account of the Dunning-Kruger Effect (Master's Dissertation in Clinical Psychology). Pretoria: University of Pretoria, 2014.
OATD - Open Access Theses and Dissertations. “Theses and Dissertations”. OATD [2025]. Disponível em: . Acesso em: 09/02/2025.
PETERSEN, J. M. Performance Self-Appraisal Calibration of ESL Students on a Proficiency Reading Test (Master's Dissertation in Arts). Provo: Brigham Young University, 2018.
RAHMATIRAD, M. “A review of socio-cultural theory”. Siasat, vol. 5, n. 3, 2020.
SOUSA, K. A. A.; ARAÚJO, T. M. E. “Prevalência do vírus da imunodeficiência humana em estudantes universitários: revisão sistemática”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 7, n. 21, 2021.
SPISAK, J. R. Secondary student information literacy self-efficacy vs. performance (Doctoral Thesis in Philosophy). Richmond: Virginia Commonwealth University, 2018.
STANO, Nancy Kathleen. Improving college students’ self-knowledge through engagement in a learning frameworks course (Doctoral Thesis in Philosophy). Austin: The University of Texas, 2016.
TINTI, D. S.; BARBOSA, G. C.; LOPES, C. E. “O software IRAMUTEQ e a Análise de Narrativas (Auto) biográficas no Campo da Educação Matemática”. Bolema: Boletim de Educação Matemática, vol. 35, 2021.
VIDAL, J. “The Dunning-Kruger Effect: A Special Release for Educators”. SSRN [2023]. Disponível em: . Acesso em: 09/06/2024.
YANG, X. et al. “How does the Dunning-Kruger effect happen in creativity? The creative self-concept matters”. Thinking Skills and Creativity, vol. 54, 2024.
ZHOU, X. Metacognition in face processing (Doctoral Thesis in Philosophy). New York: University of York, 2021.
ZUCATTO, L. C. et al. “Políticas públicas para a educação básica: uma revisão sistemática de literatura”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 47, 2023.