PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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Katia Cilene Lopes dos Santos Santos
Ana Lúcia Vendel
Diana Sampaio Braga

Resumen

O processo de escolarização dos alunos da Educação Especial é resultado de avanços legais e atitudinais, em âmbito nacional e internacional, e, no Brasil, teve início na década de 90. No entanto, isso não representa, até os dias de hoje, a certeza de uma aprendizagem efetiva dos conhecimentos escolares.  Observamos que uma dessas dificuldades mais prementes, diz respeito à promoção da inclusão escolar de estudantes com Deficiência intelectual, em função do despreparo dos professores para tornar o currículo acessível adequado às especificidades deste público. Neste sentido, foi investigado o entendimento de 20 professores de disciplinas ministradas nos anos finais do Ensino Fundamental acerca das suas concepções sobre deficiência intelectual, inclusão escolar, necessidades pedagógicas e dificuldades reais por eles vivenciadas na rotina diária em sala de aula. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de encontros presenciais, em duas escolas municipais que atendem 1.890 alunos, dos quais 41 (2,17%) com laudo de DI. Utilizou-se a análise de conteúdo para interpretar os dados e o estudo respeitou critérios éticos e sistematizou a metodologia aplicada para cumprir o rigor científico. O estudo apontou que os professores apresentam uma concepção de inclusão escolar baseada em dois aspectos: socialização e aprendizagem, no entanto, alguns priorizam apenas um destes aspectos. Como também que a concepção acerca da DI apresentada pelos participantes da pesquisa revelou-se superficial. Sabemos que a falta de conhecimento aprofundado sobre DI impacta as práticas pedagógicas e destaca a necessidade de melhores políticas públicas para uma inclusão escolar efetiva. Os resultados aqui obtidos confirmam a necessidade de que investimentos em políticas públicas favoreçam a formação continuada dos professores como forma de aperfeiçoar a compreensão que estes têm da deficiência intelectual, bem como aprimorem substancialmente suas estratégias envolvidas no processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com DI, em especial nos anos finais do ensino fundamental

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Cómo citar
SANTOS, K. C. L. dos S.; VENDEL, A. L. .; BRAGA, D. S. . PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 21, n. 61, p. 165–183, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14903265. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6594. Acesso em: 12 mar. 2025.
Sección
Ensayos

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