INCLUSÃO EXCLUDENTE? DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

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Valquiria Souza
Xênia de Castro Barbosa

Resumen

A assistência estudantil desempenha fundamental na promoção da equidade educacional, garantindo condições para a permanência e o êxito dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No contexto do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), essa política é essencial para mitigar desigualdades e assegurar que discentes de baixa renda tenham condições de concluir sua formação acadêmica. Diante disso, o objetivo central deste estudo é analisar como o IFRO tem se estruturado para atender às diretrizes nacionais referentes à assistência estudantil. Especificamente, busca-se identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes no acesso aos auxílios oferecidos pela instituição. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, embasada no método do estudo de caso, articulando análise documental, survey e levantamento empírico. Foram analisados documentos institucionais, normativas e editais de assistência estudantil do IFRO, além das respostas apresentadas pelos estudantes no survey. A interpretação dos dados se fundamentou em uma abordagem crítica de viés marxista, permitindo compreender a assistência estudantil como parte de um contexto mais amplo de reprodução e enfrentamento das desigualdades socioeconômicas no ambiente escolar. Os resultados evidenciam que, apesar da relevância da assistência estudantil para a permanência dos estudantes, persistem entraves que dificultam o acesso aos auxílios, tais como burocracia excessiva, critérios restritivos de elegibilidade e dificuldades técnicas enfrentadas pelos discentes no processo de inscrição. Além disso, identificou-se que uma parcela significativa dos estudantes não compreende plenamente as exigências do edital, o que impacta diretamente na concessão dos benefícios. Conclui-se que, para tornar a assistência estudantil mais eficiente e acessível, faz-se necessária a revisão dos processos seletivos, a simplificação das exigências documentais e a ampliação de estratégias de apoio institucional aos discentes. Compreender como as políticas de assistência são implementadas permite aperfeiçoar suas práticas e promover maior equidade no ensino, assegurando que a educação cumpra seu papel emancipatório na sociedade.

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Cómo citar
SOUZA, V.; BARBOSA, X. de C. . INCLUSÃO EXCLUDENTE? DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 21, n. 62, p. 65–94, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14903240. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6590. Acesso em: 15 mar. 2025.
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Xênia de Castro Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)


     

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