ENTRE O ABANDONO E A PERMANÊNCIA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MOTIVOS QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DOS ESTUDANTES

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Nieldy Miguel da Silva
José Dilson Beserra Cavalcanti

Resumen

O objetivo deste estudo consiste na discussão teórica acerca das definições de permanência e abandono trazidas pela literatura científica a respeito dos cursos de formação superior, apontando elementos que influenciam em uma ou outra ação dos estudantes de graduação. A partir de um olhar dialético, foram considerados os movimentos de permanência e abandono estudantil como partes da formação do ensino superior e também uma postura fenomenológica, que permite enxergar o objeto por meio da percepção do próprio fenômeno, considerando as experiências vividas. Discorreu-se sobre elementos próprios ao estudante, instituições de ensino superior e elementos externos. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura científica como procedimento metodológico de levantamento de dados, e análise interpretativa para sistematizar as informações, à luz das abordagens dialética e fenomenológica. Foi possível observar que são necessárias condições pedagógicas, psicológicas, financeiras e sociais para manter o estudante frequentando as aulas. São feitas propostas gerais que contribuem de forma que as instituições e seus agentes institucionais possam implementar algumas ações para fomentar a permanência universitária, tornando tais ações medidas preventivas eficazes. Enfatiza-se ainda que a interação entre os elementos identificados apresenta mais importância do que cada um deles isoladamente.

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Cómo citar
SILVA, N. M. da .; CAVALCANTI, J. D. B. . ENTRE O ABANDONO E A PERMANÊNCIA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MOTIVOS QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DOS ESTUDANTES. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 20, n. 59, p. 403–426, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14736801. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6399. Acesso em: 23 feb. 2025.
Sección
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