REFLEXÕES SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRACIA NA GESTÃO EDUCACIONAL
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir como se constitui o Projeto Político Pedagógico – PPP e sua importância como instrumento para efetivação da gestão democrática no ambiente educacional. Para tanto, toma-se como referencial teórico Vasconcellos (2002) e Gadotti (2001; 2004)), autores que visam contribuir com a temática: planejamento e projeto político pedagógica numa perspectiva democrática. Assim, busca-se encontrar com a reflexão teórica as dificuldades mais elucidadas pelos educadores na construção do PPP e os papeis devem ser assumidos pela gestão para garantir a democracia e a participação integral de todos os envolvidos.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2020.
FREITAS L. C. “Organização do trabalho pedagógico”. Palestra proferida no VII Seminário Internacional de Alfabetização e Educação. Novo Hamburgo: ANPED, 1991.
GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. Cadernos Educação Básica - O projeto pedagógico da escola. Atualidades pedagógicas. Brasília: MEC/FNUAP, 1994.
PAZ, A. C. O.; SENHORAS, E. M. Campo de Estudos sobre Gestão Democrática Escolar no Brasil. Boa Vista: EdUFRR, 2018.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 2002.
VEIGA, I. P. A. (org). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 3ª edição. Campinas: Papirus Editora, 1995.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico: Uma construção possível. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
VEIGA, I. P. A. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição. Campinas: Papirus, 2002.