O SERVIÇO EM UMA AGÊNCIA DE VIAGENS DE PEQUENO PORTE: FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que levam as pequenas agências de viagens a obterem sucesso na prestação de seus serviços. A pesquisa tem como objeto de estudo uma empresa, localizada na cidade de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. A revisão bibliográfica foi feita através dos estudos sobre a economia e a indústria do turismo no Brasil; turismo internacional e doméstico; empreendedorismo; comunicação; marketing e vendas. Foi realizado a construção de um plano de ação, através da metodologia 5W2H. A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e foi realizada através de um questionário estruturado com 28 perguntas a fim de analisar os fatores que precisam ser melhorados e os fatores que geram oportunidades dentro da empresa.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ARRUDA, E.; PIMENTA, D. “Algumas reflexões sobre a Internet e as estratégias comunicativas no marketing em Turismo”. Caderno Virtual de Turismo, vol. 5, n. 4, 2005.
FGV - Fundação Getúlio Vargas. “Impacto Econômico do Covid-19 Propostas para o Turismo Brasileiro”. Portal Eletrônico da FGV [2020]. Disponível em: <https://fgvprojetos.fgv.br>. Acesso em: 09/06/2020.
FYALL, A.; LEASK, A. “Destination marketing: future issues – strategic challenges”. Tourism and Hospitality Research, vol. 7, n. 1, 2007.
GODOY, A. S. “Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades”. Revista de Administração de Empresas, vol. 35, n. 2, 1995.
HADDAD, E. A.; PORSSE, A. A.; RABAHY, W. “Domestic Tourism and Regional Inequality in Brazil”. Tourism Economics, vol. 19, n. 1, 2013.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Indicadores variação do PIB”. Portal Eletrônico do IBGE [2020]. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 24/04/2020.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson Prentice, 2014.
LAGO, R.; CANCELLIER, É. L. P. L. “Agências de viagens: desafios de um mercado em reestruturação”. Turismo - Visão e Ação, vol. 7, n. 3, 2005.
MARANHÃO, R. A. “Orçamento de Guerra no enfrentamento à COVID-19: entre manobras parlamentares e batalhas políticas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 6, 2020.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Anuário Estatístico de Turismo 2019 - Ano Base 2018. Brasília: Ministério do Turismo, 2019a. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br>. Acesso em: 23/04/2020.
MINISTÉRIO DO TURISMO. “Praticamente todos os turistas estrangeiros que visitam o Brasil querem voltar: Pesquisa revela o perfil, hábitos e percepção do visitante internacional. Estudo foi realizado ao longo de 2018 com mais de 39 mil estrangeiros”. Portal Eletrônico do Ministério do Turismo [2019b]. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br>. Acesso em: 23/04/2020.
ONU - Organização das Nações Unidas. “Restrições de viagem afetam 96% de todos os destinos mundiais”. Portal Eletrônico da ONU [2020]. Disponível em: <https://news.un.org/pt>. Acesso em: 10/05/2020.
PAULA, G. B. “Plano de Ação – O passo a passo da ideia à concretização de seus objetivos!” Portal Eletrônico Treasy [09/09/2016]. Disponível em: <https://www.treasy.com.br>. Acesso em: 15/07/2020.
RABAHY, W. A. “Análise e perspectivas do turismo no Brasil”. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, vol. 14, n. 1, 2019.
RABAHY, W. A.; OLIVIERA SANTOS, G. E.; VASSALO, M. D. “Determinantes de gasto em viagens turísticas domésticas no Brasil”. Turismo Visão e Ação, vol. 11, n. 3, 2009.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. “O panorama de agências de viagens e operadores turísticos no Brasil”. Portal Eletrônico do SEBRAE [2017] Disponível em: <https://www.sebrae.com.br>. Acesso em: 06/06/2020.
SILVA, K. C. M. A importância do turismo para o desenvolvimento econômico do estado do espírito santo (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Economia). Vitória: UFES, 2004.
SOUZA, A. G.; KOVACS, M. H. “Marketing Turístico e Promoção: Uma análise sobre as Ações de Comunicação Empreendidas pela Empresa de Turismo de Pernambuco”. Revista Turismo Visão e Ação, vol. 11, n. 2,2009.
THIOLLENT, M. Temas básicos de metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 1986.
ULIACHI, M. M.; MENEZES, V. O. “Estratégias de Vendas em Eventos na Hotelaria: um estudo introdutório”. Anais do VIII Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu: Festival das Cataratas/UNIOESTE, 2014.
VIEIRA, V. A. “As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing”. Revista FAE, vol. 5, n. 1, 2002.