ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE E-COMMERCE DURANTE UM PERÍODO DE CRISE ECONÔMICA NO BRASIL (2014-2019)

Contenido principal del artículo

Cristina Arozzi
Maria Carolina Rosa Gullo

Resumen

A mudança do retrato dos consumidores tem requerido das organizações excelentes resultados com os recursos disponíveis. Nesse contexto, o e-commerce, segmento em pleno crescimento, apresenta projeções elevadas de faturamento durante os anos de análise, em que o país enfrentou recessão econômica. Diante disso, o objetivo do estudo foi verificar através de indicadores de demonstrações contábeis, o desempenho econômico-financeiro das 5 maiores companhias de capital aberto - B2W, Magazine Luiza, Via Varejo, Lojas Renner e Saraiva - que atuam no comércio eletrônico, durante o período de recessão econômica enfrentado pelo país. Na seção teórica foram abordados os principais indicadores financeiros e econômicos e retratado um breve histórico sobre o e-commerce no Brasil. Adiante, é exposto a análise dos indicadores das referidas empresas no período de 2014 a 2019. Foi constatado que as empresas tiveram aumento no faturamento, mesmo durante o período de recessão, porém irrelevante desempenho no resultado líquido. Os principais fatores desse efeito foram: a necessidade de financiar suas operações com recursos onerosos de curto prazo, o que acarreta despesas financeiras, levando a maior endividamento com capital de terceiros à curto prazo. Percebe-se também a baixa margem bruta, devido ao custo da mercadoria vendida, e, finalmente, aumento das despesas operacionais e alto grau de investimento em distribuição e logística.

Detalles del artículo

Cómo citar
AROZZI, C.; ROSA GULLO, M. C. . ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE E-COMMERCE DURANTE UM PERÍODO DE CRISE ECONÔMICA NO BRASIL (2014-2019). Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 8, n. 23, p. 65–83, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5614720. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/490. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artículos

Citas

ASSAF NETO, A. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. São Paulo: Atlas, 2010.

B2W DIGITAL. “Informações aos Investidores / Relatórios Anuais”. Portal Eletrônico B2W [2019]. Disponível em: <https://ri.b2w.digital>. Acesso em: 09/11/2019.

BRUNI, A. L. A Análise Contábil e Financeira. São Paulo: Atlas, 2014.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. São Paulo: Editora Prentice Hall, 2002.

CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. “Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC)”. Portal Eletrônico CNC [2019]. Disponível em: <http://www.cnc.org.br>. Acesso em: 22/03/2019.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa científica [2002]. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea>. Acesso em: 21/03/2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

IEDE - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. “Rentabilidade e endividamento das empresas em 2018”. Portal Eletrônico IEDE [2019]. Disponível em: <https://iedi.org.br>. Acesso em: 15/02/2020.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LOJAS RENNER. “Relações com investidores: Balanços anuais”. Portal Eletrônico Lojas Renner [2019]. Disponível em: <http://lojasrenner.mzweb.com.br>. Acesso em: 09/11/2019.

MAGAZINE LUIZA. “Relações com investidores”. Portal Eletrônico Magazine Luiza [2019]. Disponível em: <https://ri.magazineluiza.com.br>. Acesso em: 09/11/2019.

MARTINS, E.; DINIZ, J. D.; MIRANDA, G. Análise avançada de demonstrações contábeis: uma abordagem crítica. São Paulo: Atlas, 2012.

MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. São Paulo: Atlas, 2008.

MELO, G. A. L. “As diferentes perspectivas da qualidade sobre nível de serviço na logística e os desafios do e-commerce”. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, vol. 2, n. 4, 2017.

MORANTE, A. S. Análise das demonstrações financeiras: aspectos contábeis da demonstração de resultado e do balanço patrimonial. São Paulo: Atlas: 2009.

NIELSEN. “E-commerce fatura R$53,2 bilhões em 2018, alta de 12%”. Portal Eletrônico Nielsen [2019]. Disponível em: <https://www.nielsen.com/br>. Acesso em: 02/11/2019.

ORTIZ, L. C. V. Os efeitos do business to business e do e-commerce nos custos de transação das empresas: estudo de caso de empresa do setor varejista do Rio Grande do Sul (Dissertação de Mestrado). Porto Alegre: UFRGS, 2002.

PARANAÍBA, A.; BULHÕES, E. Transportar é preciso: Uma proposta liberal. São Paulo: Lvm, 2019.

PELLIZZARO JUNIOR, R. “Com recuo de -0,27%, inadimplência do consumidor tem primeira queda após dois anos, mostram CNDL/SPC”. Portal Eletrônico CNDL [2019]. Disponível em: <https://cndl.org.br>. Acesso em: 28/02/2020.

REIS, T. “Margem liquida: importante indicador ligado ao operacional de um negócio”. Portal Eletrônico Suno Research [2017]. Disponível em: <https://www.sunoresearch.com.br>. Acesso em: 25/02/2020.

SAMPAIO, D. “O que é E-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso!” Portal Eletrônico Rock Content [2019]. Disponível em: <https://rockcontent.com>. Acesso em: 11/11/2019.

SARAIVA. “Informações financeiras: Central de Resultados”. Portal Eletrônico Saraiva [2019]. Disponível em: <http://www.saraivari.com.br>. Acesso em: 09/11/2019.

SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Ranking das 50 Maiores Empresas do E-commerce Brasileiro 2018. São Paulo: SBVC, 2018.

SCHNEIDER, J. “Aprenda a calcular o índice de inadimplência da sua loja”. Portal Eletrônico Meu Crediário [2020]. Disponível em: <https://meucrediario.com.br>. Acesso em: 25/02/2020.

SIRQUEIRA, A. B.; KALATZIS, A. E. G; TOLEDO, F. M. B. “Boas Práticas de Governança Corporativa e Otimização de Portfólio: Uma Análise Comparativa”. Revista Economia, vol. 3, n. 8, 2007.

SPC BRASIL. “Inadimplência abre o ano com alta de 1,38%, a segunda menor variação para os meses de janeiro em uma década, mostram CNDL/SPC Brasil”. Portal Eletrônico SPC [2019]. Disponível em: <https://www.spcbrasil.org.br>. Acesso em: 21/02/2020.

VENETIANER, T. Como vender seu peixe na internet: um guia prático de marketing e comércio eletrônicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

VIA VAREJO. “Relações com investidores”. Portal Eletrônico Via Varejo [2019]. Disponível em: <http://ri.viavarejo.com.br>. Acesso em: 09/11/2019.

WANG, Y. S. “Avaliando o sucesso dos sistemas de e-commerce: a re-especificação e validação do modelo de DeLone e McLean é o sucesso”. Information Systems Journal, vol. 18, n. 5, 2008.