ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE E-COMMERCE DURANTE UM PERÍODO DE CRISE ECONÔMICA NO BRASIL (2014-2019)
Contenido principal del artículo
Resumen
A mudança do retrato dos consumidores tem requerido das organizações excelentes resultados com os recursos disponíveis. Nesse contexto, o e-commerce, segmento em pleno crescimento, apresenta projeções elevadas de faturamento durante os anos de análise, em que o país enfrentou recessão econômica. Diante disso, o objetivo do estudo foi verificar através de indicadores de demonstrações contábeis, o desempenho econômico-financeiro das 5 maiores companhias de capital aberto - B2W, Magazine Luiza, Via Varejo, Lojas Renner e Saraiva - que atuam no comércio eletrônico, durante o período de recessão econômica enfrentado pelo país. Na seção teórica foram abordados os principais indicadores financeiros e econômicos e retratado um breve histórico sobre o e-commerce no Brasil. Adiante, é exposto a análise dos indicadores das referidas empresas no período de 2014 a 2019. Foi constatado que as empresas tiveram aumento no faturamento, mesmo durante o período de recessão, porém irrelevante desempenho no resultado líquido. Os principais fatores desse efeito foram: a necessidade de financiar suas operações com recursos onerosos de curto prazo, o que acarreta despesas financeiras, levando a maior endividamento com capital de terceiros à curto prazo. Percebe-se também a baixa margem bruta, devido ao custo da mercadoria vendida, e, finalmente, aumento das despesas operacionais e alto grau de investimento em distribuição e logística.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ASSAF NETO, A. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. São Paulo: Atlas, 2010.
B2W DIGITAL. “Informações aos Investidores / Relatórios Anuais”. Portal Eletrônico B2W [2019]. Disponível em: <https://ri.b2w.digital>. Acesso em: 09/11/2019.
BRUNI, A. L. A Análise Contábil e Financeira. São Paulo: Atlas, 2014.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. São Paulo: Editora Prentice Hall, 2002.
CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. “Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC)”. Portal Eletrônico CNC [2019]. Disponível em: <http://www.cnc.org.br>. Acesso em: 22/03/2019.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa científica [2002]. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea>. Acesso em: 21/03/2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
IEDE - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. “Rentabilidade e endividamento das empresas em 2018”. Portal Eletrônico IEDE [2019]. Disponível em: <https://iedi.org.br>. Acesso em: 15/02/2020.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LOJAS RENNER. “Relações com investidores: Balanços anuais”. Portal Eletrônico Lojas Renner [2019]. Disponível em: <http://lojasrenner.mzweb.com.br>. Acesso em: 09/11/2019.
MAGAZINE LUIZA. “Relações com investidores”. Portal Eletrônico Magazine Luiza [2019]. Disponível em: <https://ri.magazineluiza.com.br>. Acesso em: 09/11/2019.
MARTINS, E.; DINIZ, J. D.; MIRANDA, G. Análise avançada de demonstrações contábeis: uma abordagem crítica. São Paulo: Atlas, 2012.
MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. São Paulo: Atlas, 2008.
MELO, G. A. L. “As diferentes perspectivas da qualidade sobre nível de serviço na logística e os desafios do e-commerce”. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, vol. 2, n. 4, 2017.
MORANTE, A. S. Análise das demonstrações financeiras: aspectos contábeis da demonstração de resultado e do balanço patrimonial. São Paulo: Atlas: 2009.
NIELSEN. “E-commerce fatura R$53,2 bilhões em 2018, alta de 12%”. Portal Eletrônico Nielsen [2019]. Disponível em: <https://www.nielsen.com/br>. Acesso em: 02/11/2019.
ORTIZ, L. C. V. Os efeitos do business to business e do e-commerce nos custos de transação das empresas: estudo de caso de empresa do setor varejista do Rio Grande do Sul (Dissertação de Mestrado). Porto Alegre: UFRGS, 2002.
PARANAÍBA, A.; BULHÕES, E. Transportar é preciso: Uma proposta liberal. São Paulo: Lvm, 2019.
PELLIZZARO JUNIOR, R. “Com recuo de -0,27%, inadimplência do consumidor tem primeira queda após dois anos, mostram CNDL/SPC”. Portal Eletrônico CNDL [2019]. Disponível em: <https://cndl.org.br>. Acesso em: 28/02/2020.
REIS, T. “Margem liquida: importante indicador ligado ao operacional de um negócio”. Portal Eletrônico Suno Research [2017]. Disponível em: <https://www.sunoresearch.com.br>. Acesso em: 25/02/2020.
SAMPAIO, D. “O que é E-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso!” Portal Eletrônico Rock Content [2019]. Disponível em: <https://rockcontent.com>. Acesso em: 11/11/2019.
SARAIVA. “Informações financeiras: Central de Resultados”. Portal Eletrônico Saraiva [2019]. Disponível em: <http://www.saraivari.com.br>. Acesso em: 09/11/2019.
SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Ranking das 50 Maiores Empresas do E-commerce Brasileiro 2018. São Paulo: SBVC, 2018.
SCHNEIDER, J. “Aprenda a calcular o índice de inadimplência da sua loja”. Portal Eletrônico Meu Crediário [2020]. Disponível em: <https://meucrediario.com.br>. Acesso em: 25/02/2020.
SIRQUEIRA, A. B.; KALATZIS, A. E. G; TOLEDO, F. M. B. “Boas Práticas de Governança Corporativa e Otimização de Portfólio: Uma Análise Comparativa”. Revista Economia, vol. 3, n. 8, 2007.
SPC BRASIL. “Inadimplência abre o ano com alta de 1,38%, a segunda menor variação para os meses de janeiro em uma década, mostram CNDL/SPC Brasil”. Portal Eletrônico SPC [2019]. Disponível em: <https://www.spcbrasil.org.br>. Acesso em: 21/02/2020.
VENETIANER, T. Como vender seu peixe na internet: um guia prático de marketing e comércio eletrônicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
VIA VAREJO. “Relações com investidores”. Portal Eletrônico Via Varejo [2019]. Disponível em: <http://ri.viavarejo.com.br>. Acesso em: 09/11/2019.
WANG, Y. S. “Avaliando o sucesso dos sistemas de e-commerce: a re-especificação e validação do modelo de DeLone e McLean é o sucesso”. Information Systems Journal, vol. 18, n. 5, 2008.