LEAN OFFICE NO EXÉRCITO BRASILEIRO

Contenido principal del artículo

Alex Nogueira de Carvalho
Denise Ribeiro de Almeida
Leonardo Ribeiro de Almeida
Fabiano Maury Raupp

Resumen

Na abordagem matricial das estruturas e processos organizacionais, começam a surgir   pesquisas sobre a aplicabilidade do Lean Office e do Gerenciamento do Fluxo de Valor, tornando-se cada vez mais frequentes nos estudos a respeito da gestão dos processos. O objetivo do estudo consiste em analisar o processo de gerenciamento das guias de encaminhamento emitidas pelo Hospital Geral de Salvador, sob a ótica do Lean Office e do Gerenciamento do Fluxo de Valor, propondo-se melhorias. Tem-se uma pesquisa exploratória, realizada por meio de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, observação e pesquisa documentos, tendo como técnica a análise interpretativa. Os resultados demonstram que o mapeamento e análise do estado atual de um processo, à luz do Gerenciamento do Fluxo de Valor, permitiu o diagnóstico do desempenho das atividades que o compõem ao longo   de sua cadeia administrativa. Além disso, a elaboração de propostas de melhoria no processo, sob a ótica do Lean Office e do Gerenciamento do Fluxo de Valor, concretizada com a apresentação das seguintes propostas, permitem que um processo tenha seu nível de eficiência elevado. Conclui-se que, aplicando-se o Lean Office no processo de gerenciamento das guias de encaminhamento, por meio da implementação das etapas propostas de gerenciamento de fluxo de valor, seu desempenho pode ser melhorado, por     conta da redução de 75% nos tempos de espera entre as diversas atividades envolvidas, o que implica na redução de 66% no lead time do processo e no aumento expressivo da taxa de agregação de valor em prol dos clientes envolvidos, das Organizações Civis de Saúde/Profissionais Autônomos de Saúde e dos usuários.

Detalles del artículo

Cómo citar
CARVALHO, A. N. de .; ALMEIDA, D. R. de .; ALMEIDA, L. R. de .; RAUPP, F. M. LEAN OFFICE NO EXÉRCITO BRASILEIRO. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 53, p. 433–457, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12119505. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4509. Acesso em: 30 jun. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

AZANHA NETO, J. S.; PENHA, R. “FMA: Framework de Métricas Ágeis como Ferramenta de Apoio à Gestão Ágil de Projetos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 18, n. 52, 2024.

BRASIL. Normas Técnicas de Auditoria de Contas Médicas. Brasília: Exército Brasileiro, 2020. Disponível em: . Acesso em: 30/03/2024.

BRASIL. Sistema de planejamento e execução orçamentária (SIPEO). Brasília: Exército Brasileiro, 2000. Disponível em: . Acesso em: 30/03/2024.

DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

FERREIRA, R. A. et al. “Mapeamento do fluxo de valor como propulsor da inovação em processos: análise através do fluxo de serviços em uma distribuidora de combustíveis”. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, vol. 17, n. 2, 2023.

GREEF, A. C.; FREITAS, M. C. D.; ROMANEL, F. B. Lean Office: Operação, Gerenciamento e Tecnologias. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

HGES - HOSPITAL GERAL DE SALVADOR. “Histórico do Hospital Geral de Salvador, Missão e Valores”. Hospital Geral de Salvador [2019]. Disponível em: . Acesso em: 22/01/2024.

KANAANE, R.; FIEL FILHO, A.; FERREIRA, M. G. Gestão pública: planejamento, processos, sistemas de informação e pessoas. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MARQUES, D. C. R. Mapeamento de Processos no Setor Público: Uma Proposta para o Processo de Aquisições de Materiais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus de Princesa Isabel (Dissertação de Mestrado em Gestão Pública). Natal: UFRN, 2018.

MCMANUS, H. L. Product Development Value Stream Mapping (PDVSM) Manual. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 2005.

MORAES, C. F. et al. “Value stream mapping: an application lean in the process of accountability in a philanthropic hospital”. Revista de Administração da UFSM, vol. 16, n. 2, 2023.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008.

PAVANI JÚNIOR, O.; SCUCUGLIA, R. Mapeamento e gestão por processos–BPM. São Paulo: Editora M. Books, 2011.

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Editora Gradiva, 1998.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício: manual de trabalho de uma ferramenta enxuta. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2007.

SILVA, J. F.; LIMA NUNES, F.; NUNES, P. M. “Utilização do mapeamento do fluxo de valor em uma clínica odontólogica: em um estudo de caso”. Journal of Lean Systems, vol. 7, n. 3, 2022.

SORDI, J. O. Gestão por processos. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

SOUZA, A. M. C. et al. “A metodologia de Lean Office aplicada em uma gerência de projetos”. Revista de Gestão e Projetos, vol. 14, n. 2, 2023.

TAPPING, D.; SHUKER, T. Lean Office: Gerenciamento do Fluxo de Valor para áreas administrativas - 8 passos para planejar, mapear e sustentar melhorias Lean nas áreas administrativas. São Paulo: Editora Leopardo, 2010.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T. Lean Thinking: Banish Waste and Create Wealth in your Corporation. New York: First Free Press Edition, 2003.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Editora Bookman, 2001.