APLICAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA CRIAÇÃO DE DASHBOARD DE INDICADORES CULTURAIS
Contenido principal del artículo
Resumen
Indicadores culturais permitem gerar informações sobre as expressões e produções culturais existentes em um determinado território, e a sua geração se tornar mais ágil e de amplo uso a partir de Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) como o Business Intelligence (BI). No bojo deste tema, este artigo tecnológico tem como objetivo central desenvolver um dashboard de indicadores culturais utilizando uma ferramenta e técnicas de BI, baseando-se em dados de museus de Belo Horizonte (MG) Brasil. A metodologia adotada faz uso da pesquisa documental e baseia-se no uso de técnicas de BI para processar as informações coletadas pela Gerência de Planejamento e Monitoramento de Indicadores Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, a partir de 2018. Foram definidos requisitos específicos, seguidos pela coleta e análise dos dados. Posteriormente, implementaram-se as funcionalidades no sistema e desenvolveu-se o dashboard interativo utilizando a ferramenta Power BI. Os resultados indicam que o dashboard proporciona insights valiosos sobre atividades, programas, público e políticas públicas dos museus. As conclusões apontam que o estudo contribui para uma utilização mais eficaz dos dados culturais, incentivando melhorias nas práticas e políticas culturais de Belo Horizonte, além de oferecer uma compreensão mais aprofundada da dinâmica cultural local.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BAUER, J. et al. “Museus e tecnologias da informação e comunicação: uma revisão sistemática da literatura na Ebscohost”. Revista OIT, vol. 3, n. 14, 2020.
BOTELHO, F. R.; RAZZOLINI, FILHO, E. “Conceituando o Termo Business Intelligence: Origem e Principais Objetivos”. Sistemas, Cibernética e Informática, vol. 11, n. 1, 2014.
CHOI, J. et al. “Social media analytics and business intelligence research: A systematic review”. Information Processing and Management, vol. 57, n. 6, 2020.
CICERCHIA, A. “Indicators for local policies of cultural welfare: content, dimensions, and quality criteria”. City, Territory and Architecture, vol. 9, n. 1, 2022.
DANTAS, D. “Indicadores e a análise da oferta cultural na cidade do Rio de Janeiro”. CDF, vol. 11, 2018.
FERREIRA, J. et al. “O Processo ETL em Sistemas Data Warehouse”. Anais do INForum 2010 - II Simpósio de Informatica. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2010.
FEW, S. Information Dashboard Design: The Effective Visual Communication of Data. Sebastopol: O’Reilly Media, 2006.
LAURINDO, F. et al. “O Papel da Tecnologia da Informação (TI) na Estratégia das Organizações”. Gestão e Produção, vol. 2, n. 8, 2001.
MADDEN, C. “Indicators for arts and cultural policy: A global perspective”. Cultural Trends, vol. 14, n. 3, 2005.
MARTINS, T.; PINTO, M.; SILVA, A. “Políticas Culturais, Indicadores e Comunicação Pública”. Revista Redes, n. 26, 2022.
MOTTA, G. S. “Como escrever um bom artigo tecnológico?”. Revista de Administração Contemporânea, vol. 21, n. 5, 2017.
NECOCHEA-CHAMORRO, J. I.; LARREA-GOYCOCHEA, L. “Business Intelligence Applied in the Corporate Sector: A Systematic Review”. TEM Journal, vol. 12, n. 4, 2023.
OLALDE, I.; LARRAÑAGA, N. “Indicadores Necesarios Para Diseñar Un Dashboard Desde La Perspectiva De Los Profesores: Un Estudio Cualitativo”. Revista Iberoamericana de Educación, vol. 1, n. 80, 2019.
ORTEGA-VILLA, L. M.; LEY-GARCIA, J. “Analysis of cultural indicators: A comparison of their conceptual basis and dimensions”. Social Indicators Research, vol. 137, 2018.
PARMENTER, D. Key Performance Indicators (KPI): Developing, Implementing, and Using Winning KPIs. Hoboken: Wiley, 2007.
ROZA, R. “Ciência da Informação, Tecnologia e Sociedade”. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, vol. 2, n. 32, 2023.
SANTIAGO, C. et al. “O uso de indicadores na identificação e gestão dos impactos culturais do turismo”. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, vol. 1, n. 6, 2015.
SATUF, I. “A produção de indicadores para promoção de políticas culturais em universidades públicas: uma proposta metodológica e seus desafios”. Revista de Educação Popular [2019]. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.
SILVA, J. L. et al. “Análise documental ilustrada em administração pública: uma Proposta operacional (re) aplicável”. Teoria e Prática em Administração, vol. 10, n. 2, 2020.
VITORIA, J. R. et al. “Análise comparativa do engajamento de universidades públicas em sistemas municipais de cultura”. In: VITORIA, J. R.; EMMENDOERFER, M. L. (orgs.). Políticas Públicas de Cultura. Salvador: Editora Motres, 2021.
VITORIA, J. R.; EMMENDOERFER, M. L. “O que é Cultura? Reflexões para uma sociedade (pós)pandêmica”. Revista USP, n. 140, 2024.
ZIVIANI, P.; SILVA, F. A. B. “Indicadores de acompanhamento e monitoramento de políticas públicas de cultura”. Revista Trilhos, vol. 3, n. 1, 2022.