OFICINA SOBRE COMPOSTAGEM: ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO
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Resumen
O presente artigo tem como tema uma oficina de compostagem para fomentar a Educação Ambiental no ambiente escolar. No contexto escolar, percebemos um distanciamento entre o pensar e o fazer, e para superá-lo, o formador deve desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas, como as oficinas, que são locais em que se manipularão artefatos, matéria-prima e ferramentas para proporcionar o debate de ideias construtivas e colaborativas. Neste trabalho, de pesquisa adotou-se o método qualitativo, quanto aos procedimentos optou-se por um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados vídeo filmagens, caderno de bordo e questionários. Na análise dos depoimentos e discussões foi utilizada a análise de discurso. A oficina de compostagem teve como objetivo principal discutir a interdisciplinaridade da Educação Ambiental, e assim, auxiliar os professores a pensarem em ações de Educação Ambiental na escola. A oficina aconteceu durante as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo, desenvolvida com 15 professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio de uma escola estadual do interior de São Paulo. Os resultados evidenciaram que os professores não conheciam o procedimento de construção e manuseio de uma composteira. E que a compostagem é um tema que pode ser utilizado para desenvolver atividades interdisciplinares e contribuir com o aproveitamento de resíduos produzidos na escola. A partir desses resultados conclui-se que a oficina proporcionou momentos de reflexão sobre a compostagem e seus benefícios para o meio ambiente e para desenvolver atividades interdisciplinares na escola.
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