INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR: PAPEL PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Contenido principal del artículo
Resumen
As instituições do terceiro setor têm como característica principal a flexibilidade e a capacidade de adaptação às necessidades locais, o que lhes confere um papel estratégico na promoção da educação de qualidade. Tem o objetivo de investigar o papel das instituições do terceiro setor como garantidoras de um processo de educação de qualidade. Optou-se por realizar uma revisão da literatura para identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências disponíveis na literatura científica sobre o tema em questão. Foram analisados os desafios enfrentados por essas instituições, as estratégias inovadoras adotadas e as contribuições que oferecem para a melhoria da educação. O estudo destacou a importância de parcerias efetivas entre o Estado, as instituições educacionais e o terceiro setor, visando potencializar esforços e recursos em prol da educação de qualidade. Foram identificadas estratégias promissoras, como o uso de tecnologias educacionais, a aprendizagem baseada em projetos, a integração com a comunidade e a formação continuada de professores, que têm demonstrado resultados positivos na promoção de uma educação mais inclusiva e alinhada às demandas da sociedade atual. Por fim, o estudo também ressalta os desafios enfrentados pelas instituições do terceiro setor, como a dependência de recursos externos e a falta de sustentabilidade a longo prazo. No entanto, reconhece-se o potencial transformador dessas instituições, aliado à colaboração entre os diferentes atores envolvidos.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ADRO, F. J. N.; LEITAO, J. C. C. “Leadership and organizational innovation in the third sector: A systematic literature review”. International Journal of Innovation Studies vol. 4, 2020.
ALMEIDA, F. M. “Parcerias entre o terceiro setor e a educação pública: contribuições e desafios”. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 100, n. 254, 2019.
CARDINI, A. et al. Alianzas Multisectoriales em Educación: una mirada desde América Latina y el Caribe. Buenos Aires: Banco Interamericano de Desarrollo, 2021.
COSTA, M. A. “O papel das organizações não governamentais na oferta de programas educacionais complementares”. Educação e Pesquisa, vol. 45, 2019.
ESPANHA. El Tercer Sector de Acción Social en España 2021: Respuesta y resiliencia durante la pandemia. Madrid: Ministério de Direchos Socialis, 2021. Disponível em: . Acesso em: 30/02/2024.
ESPANHA. La transformación digital de entidades del Tercer Sector de Acción Social Un marco para la gestión documental. Madrid: Ministério de Direchos Socialis, 2022. Disponível em: . Acesso em: 30/02/2024.
FÁVERO, O. Gênero e religião: patriarcado e intolerância. São Paulo: Editora Fonte, 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2019.
GOMES, S. M. “Educação comunitária: uma estratégia para transformar a escola”. Revista Educação em Questão, vol. 55, n. 45, 2017.
HUERTA-RIVEROS, P. et al. “Desafíos enfrentados por las organizaciones en latinoamérica durante 1975-20. Consideraciones postpandemia: análisis bibliométrico”. Telos: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, vol. 25, n. 2, 2023.
LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018.
MACHADO, J. L. “Avaliação de impacto social nas organizações do terceiro setor: uma análise da percepção dos gestores sobre a aplicação e as implicações das metodologias utilizadas”. Revista de Administração da UFSM, vol. 12, 2019.
MARBÁN-GALLEGO, V.; RODRͬGUEZ-CABRERO, G. “El Tercer Sector de Acción Social en las Comunidades Autónomas: ¿modelos de Tercer Sector o singularidades territoriales?”. España, Revista de Econo¬mía Pública, Social y Cooperativa, vol. 103, 2021.
OLIVEIRA, M. F. “Parcerias entre organizações do terceiro setor e escolas públicas: experiências, limites e possibilidades”. Cadernos de Pesquisa, vol. 47, n. 164, 2017.
PEREGALLI, A. “Alianza estado-sociedad civil: Debates y desafíos en la co-gestión de políticas de inclusión educativa en Uruguay y Argentina”. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, vol. 28, n. 42, 2020.
ROCHA, A. L. “A construção da desigualdade de gênero na infância: o papel das práticas culturais”. Cadernos Pagu, n. 47, 2016.
SANTOS, C. Gênero e trabalho: desigualdades e perspectivas. São Paulo: Editora Atlas, 2020.
SANTOS, L. G. C. “Educação e terceiro setor: desafios e potencialidades na contemporaneidade”. Revista Brasileira de Educação, vol. 23, 2018.
SANTOS, L. M. “Desafios e perspectivas das instituições do terceiro setor na educação brasileira”. Revista Brasileira de Educação, vol. 25, 2020.
SANTOS, P. C.; SILVA, R. S. “Educação e tecnologias digitais: desafios e perspectivas”. Educação em Revista, vol. 33, 2017.
SILVA, A. P. “Governança de organizações do terceiro setor: uma análise da participação dos stakeholders na gestão de instituições educacionais”. Educação e Sociedade, vol. 39, n. 143, 2018.
SILVA, J. C. “O papel das organizações do terceiro setor na promoção da qualidade da educação”. Educação em Revista, vol. 34, n. 2, 2018.
SIQUEIRA, D. P.; POMIN, A. V. C. “O sistema cooperativo como afirmação do direito da personalidade à educação”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 43, 2023.
SOUSA, A. M. “Parcerias entre o Estado e o Terceiro Setor na oferta da educação infantil: limites e possibilidades”. Cadernos de Pesquisa, vol. 48, n. 167, 2018.
SOUZA, M. A. “Educação não formal: práticas pedagógicas de organizações do terceiro setor”. Revista Brasileira de Educação, vol. 23, 2018.
SOUZA, M. S. “O terceiro setor e a educação integral: o papel das Organizações Não Governamentais (ONGs)”. Revista HISTEDBR On-line, vol. 20, n. 83, 2020.
VALENTE, J. A. “Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?” Educação e Sociedade, vol. 38, n. 138, 2017.
VILLAMERIEL, G. D. Análisis de las organizaciones del tercer sector (Trabajo de Fin de Grado Doble Grado en Derecho y Administración y Dirección de Empresas). Valladolid: UVa, 2018.
XAVIER, V. A. “O terceiro setor e a qualidade da educação: potencialidades e desafios”. Educação em Perspectiva, vol. 10, n. 1, 2019.
ZUCATTO, L. C. et al. “Políticas públicas para a educação básica: uma revisão sistemática de literatura”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 47, 2023.