EDUCAÇÃO COMO REPRODUÇÃO: ANTECIPAÇÕES DE ÁLVARO VIEIRA PINTO A ALTHUSSER
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Resumen
Este ensaio tematiza a função social da educação na perspectiva crítico-reprodutivista presente nas obras de Álvaro Vieira Pinto e Louis Althusser. Como objetivo geral, buscou-se compreender e avaliar a concepção dos autores sobre a função social da educação formal na sociedade de classes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que incluiu estudo bibliográfico com ênfase na leitura comparada das obras “A Questão da Universidade”, escrita no Brasil, em 1961, e "Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado", publicada na França, em 1970. Para a sistematização e análise dos dados, recorreu-se ao aporte teórico-metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), pelo qual produziu-se a síntese na forma deste texto. Com apoio de bibliografia complementar, foram produzidos dados evidenciando aproximações e similaridades entre as obras dos autores destacados. Por fim, diante da análise das obras, destacou-se a originalidade de Álvaro Vieira Pinto, antecipando aspectos fundamentais das Teorias da Reprodução, cerca de uma década antes da consagrada obra de Louis Althusser chegar ao público. Concluiu-se pela importância de resgatar a obra de Álvaro Vieira Pinto, autor ainda pouco difundido no país. Este ensaio contribuiu para o reconhecimento do filósofo brasileiro além de apontar direções promissoras para futuras investigações no âmbito da educação formal. Propõe-se alargar a compreensão sobre a perspectiva crítico-reprodutivista, entendida como matriz indispensável, ainda que não suficiente, para pensar a educação em geral e a escola, em particular.
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