SENTIDOS DE TRABALHO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

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Graziella de Camargo da Costa
Luiza da Silva Braido
Liliana Soares Ferreira
João Francisco Lopes de Lima

Resumo

O estudo situa-se no âmbito dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial, ofertados em instituições públicas na Região Sul do Brasil, a partir da análise dos seus projetos pedagógicos. O presente estudo tem como objetivo analisar como é registrada a categoria “trabalho” nos projetos pedagógicos destes cursos e descrever quais os sentidos atribuídos. Concebe-se que o Projeto Pedagógico do Curso, configurado com base na Resolução CNE/CP 01/2006 e na Resolução CNE/CP 02/2019, contém ou deveria conter as orientações para o “trabalho” a ser realizado pelas egressas e pelos egressos.  Aplicou-se o fundamento teórico-metodológico denominado análise dos movimentos de sentidos. Utiliza-se como técnicas de produção de dados, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Defende-se que, epistemologicamente, o Curso de Pedagogia seria coerente com a noção de Ciência da Educação, caso enfatizasse trabalho pedagógico como noção central e articuladora da formação profissional. Os dados apontaram que, no estágio atual dos projetos pedagógicos considerados como uma base que alicerça o futuro trabalho de pedagogas/os, são evidenciados sentidos dispersos para a categoria “trabalho”, ora visto como prática, ora visto como práxis, sem elementos articuladores e epistemicamente adensados. O estudo concluiu sobre a ausência de evidências acerca do sentido que considera a categoria “trabalho” vinculada ao sentido de trabalho pedagógico como central para a formação desta/es pedagogos/as.

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Como Citar
COSTA, G. de C. da .; BRAIDO, L. da S. .; FERREIRA, L. S.; LIMA , . J. F. L. de. SENTIDOS DE TRABALHO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 53, p. 710–730, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12588369. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4570. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação. Professor no Departamento de Fundamentos da Educação, no Centro de Educação/UFSM. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Filosofia, ambos na Universidade Federal do Acre/UFAC.

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