SENTIDOS DE TRABALHO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Graziella de Camargo da Costa
Luiza da Silva Braido
Liliana Soares Ferreira
João Francisco Lopes de Lima

Resumo

O estudo situa-se no âmbito dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial, ofertados em instituições públicas na Região Sul do Brasil, a partir da análise dos seus projetos pedagógicos. O presente estudo tem como objetivo analisar como é registrada a categoria “trabalho” nos projetos pedagógicos destes cursos e descrever quais os sentidos atribuídos. Concebe-se que o Projeto Pedagógico do Curso, configurado com base na Resolução CNE/CP 01/2006 e na Resolução CNE/CP 02/2019, contém ou deveria conter as orientações para o “trabalho” a ser realizado pelas egressas e pelos egressos.  Aplicou-se o fundamento teórico-metodológico denominado análise dos movimentos de sentidos. Utiliza-se como técnicas de produção de dados, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Defende-se que, epistemologicamente, o Curso de Pedagogia seria coerente com a noção de Ciência da Educação, caso enfatizasse trabalho pedagógico como noção central e articuladora da formação profissional. Os dados apontaram que, no estágio atual dos projetos pedagógicos considerados como uma base que alicerça o futuro trabalho de pedagogas/os, são evidenciados sentidos dispersos para a categoria “trabalho”, ora visto como prática, ora visto como práxis, sem elementos articuladores e epistemicamente adensados. O estudo concluiu sobre a ausência de evidências acerca do sentido que considera a categoria “trabalho” vinculada ao sentido de trabalho pedagógico como central para a formação desta/es pedagogos/as.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
COSTA, G. de C. da .; BRAIDO, L. da S. .; FERREIRA, L. S.; LIMA , . J. F. L. de. SENTIDOS DE TRABALHO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 53, p. 710–730, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12588369. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/4570. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação. Professor no Departamento de Fundamentos da Educação, no Centro de Educação/UFSM. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Filosofia, ambos na Universidade Federal do Acre/UFAC.

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Editora Boitempo, 2005.

BRASIL. Parecer CFE n. 252, de 12 de maio de 1969. Brasília: Ministério da Educação, 1969. Disponível em: . Acesso em: 18/03/2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP 01, de 15 de maio de 2006. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: . Acesso em: 18/03/2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP 02, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: . Acesso em: 18/03/2024.

FERREIRA, L. S. “‘Pedagogia, Está Presente?’ “Ausente, Professora!”: os sentidos absentes de pedagogia nas políticas educacionais”. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, vol. 8, n. 27, 2022.

FERREIRA, L. S. “Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?” Educação e Realidade, vol. 43, n. 2, 2018.

FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimentos. Curitiba: Editora CRV, 2017.

FERREIRA, L. S.; BRAIDO, L. S.; TONI, D. L. P. “Pedagogia nas produções acadêmicas da Pós-Graduação em Educação no RS: análise dos movimentos de sentidos”. Revista Cocar, vol. 8, 2020.

FURLÁN MALAMUD, A. J.; OCHOA REYES, N. E. “El sentido de la pedagogía y su objeto”. Pedagogía y Saberes, n. 59, 2023.

GEISSLER, A. K.; HEGE, M. Acción socioeducativa: Modelos, métodos, técnicas. Madrid: Narcea, 1997.

IMBERT, F. Pour une praxis pedagogique. Paris: Champ Social, 2001.

KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis. São Paulo: Editora Expressão Popular, 1992.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Editora Cortez, 2010.

LIMA, J. F. L.; CARVALHO, J. S. D. “O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica”. Debates em Educação, vol. 16, n. 38, 2024.

MARTINS, A. L. L.; CORRÊA, M. B.; FERREIRA, L. S. “Educação como reprodução - antecipações de Álvaro Vieira Pinto a Althusser”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 50, 2024.

MARX, K. “Teses sobre Feuerbach”. In: MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Editora Boitempo, 2007.

MARX, K. O Capital – O processo da produção do capital: crítica da economia política. São Paulo: Editora Boitempo, 1985.

PHILPOTT, C. “A pedagogy for initial teacher education in England”. TEAN Journal, vol. 6, n. 3, 2014.

PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Editora Cortez, 2021.

SAVIANI, D. “O espaço acadêmico da Pedagogia no Brasil: perspectiva histórica”. Paidéia, vol. 14, n. 28, 2004.

SILVEIRA, A. P. et al. “Da perfomatividade à práxis: por um novo modelo de formação docente”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.

VARGAS, C. G. J. Una pedagogía praxeológica. Colômbia: Uniminuto, 2013.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia de la praxis. Espanha: Siglo XXI, 2003.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)