FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: UMA ANÁLISE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO VOLTADA PARA ENSINO DE CIÊNCIAS
Contenido principal del artículo
Resumen
As Tecnologias Digitais apresentam grande potencial de uso para a educação e vem se mostrando um importante recurso, por meio dos aparelhos midiáticos, uma vez que podemos adaptar conteúdos e encontrar novas formas de dinamizar didaticamente o trabalho com os mais variados conhecimentos. Levando em consideração tais afirmações, a presente pesquisa discute a formação de professores de Ciências e sua relação com as tecnologias digitais, tanto seus pontos positivos quanto negativos. A pesquisa segue a linha qualitativa, para a construção dos dados foi utilizado a metodologia estado do conhecimento que visa o estudo sobre produções acadêmicas já publicadas, já para a escolha dos trabalhos analisados optou-se pela revisão de literatura sistemática. Deste modo foi realizado uma busca na plataforma digital Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BBTD), a fim de averiguar como os trabalhos defendidos abordam a temática, como critério de escolha foram selecionadas pesquisas no período de 2012 a 2022, visando os últimos dez anos de publicações a fim de mapear os resultados mais recentes. Dessa forma foram selecionados e analisados vinte e cinco trabalhos que se encaixaram dentro dos objetivos e filtros pré-estabelecidos. A metodologia utilizada se divide em três momentos, a pesquisa bibliográfica para aprofundamento da temática. Em segundo momento a pesquisa na plataforma BBTD. Em um terceiro momento a classificação dos trabalhos analisados em categorias emergentes conforme a temática central de cada trabalho defendido. Como principais resultados podemos destacar que as tecnologias digitais se mostram uma importante ferramenta didática paras os professores, porém ainda existem lacunas que dificultam o trabalho do professor, como a falta de formação específica dos professores para usar as tecnologias digitais em sala de aula, a falta de infraestrutura adequadas nas escolas e a carência de pesquisas acadêmicas que abordam e relacionam seu uso no ensino de ciências.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ABENDAN, C. F. et al. “Transforming Learning in the Digital Age: The Confluence of Innovation and Education”. Excellencia: International Multi-Disciplinary Journal of Education, vol. 1, n. 5, 2023.
ASSIS, K. K. A articulação entre o ensino de ciências e as TIC: uma análise de materiais didáticos digitais produzidos por professores (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Paraná: UFPA, 2013.
BETTEGA, M. H. S. A educação continuada na era digital. São Pulo: Editora Cortez, 2004.
BIANCHINI, R. Formação continuada para o uso de tecnologias digitais no ensino de ciências e matemática dos anos iniciais: Possibilidades de desenvolvimento profissional (Dissertação de Mestrado em Formação de Professores). Lajeado: Univates, 2020.
CACHAPUZ, A. “Educação em Ciências: Pensar o todo”. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, vol. 4, n. 1, 2023.
CARDOSO, R. M. R. Saberes científicos e tecnológicos: Tecnologias Digitais de informação e comunicação – TDICs no ensino de ciências na contemporaneidade (Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Anápolis: UEG, 2022.
CAVALHEIRO, S. T. D. Mostra virtual de ciências com crianças: Desafios dos professores frente ao uso das tecnologias digitais (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Santa Maria: UFN, 2022.
CORRÊA, A. L. O ensino de ciências e as tecnologias digitais: competências para a mediação pedagógica (Tese de Doutorado em Educação para a Ciência). Bauru: UNESP, 2015.
COSTA, L. C. L. Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica (Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Itajubá: UNIFEI, 2016.
DIAS, C. D. C. et al. “Utilização de jogos digitais para o ensino de ciências biológicas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.
FLICK, U. Um Introdução a Pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Editora Bookman, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
FREITAS, K. O. D. Histórias em quadrinhos digitais para o ensino de ciências na formação de professores dos anos iniciais (Dissertação de Mestrado em Educação). Santa Maria: UFMA, 2015.
HALEEMA, A. et al. “Understanding the role of digital technologies in education: A review”. Sustainable Operations and Computers, vol. 3, 2022.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologia: o novo ritmo de informação. Campinas: Editora Papiros, 2012.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
LIMA, G. D. O. O ensino de biologia mediado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDICs) e os desafios e possibilidades do projeto e nova educação (Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia). Governador Valadares: UFJF, 2020.
MAYER PINTO, G. Contribuições para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental através da produção colaborativa de animações (Dissertação de Mestrado em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica). Curitiba: UFPR, 2020.
MENUZZI, M. B. G. A. Recursos digitais, AVA e o diálogo teórico-prático no ensino de ciências naturais (Dissertação de Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). São Paulo: Mackenzie, 2016.
MIGUEL, C. C. O papel das interações e linguagens no ensino de ciências tecnológicas no contexto da educação infantil (Dissertação de Mestrado em Educação). São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2019.
MINOZZO, L. C. Proposta de procedimento metodológico para o ensino de ciências com o uso de tecnologias da informação e da comunicação (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Caxias do Sul: UCS, 2015.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 2013.
MOROSINE, M. C.; FERNANDES, C. M. B. “Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções”. Educação Por Escrito, vol. 5, n. 2, 2014
MUNCHEN, S. V. Sabedoria digital, cultura digital e maker na educação em ciências (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências). Porto Alegre: UFRGS, 2022.
NASCIMENTO, G. B. Tecnologias digitais e a prática docente em ciências e biologia: Estudo sobre a formação inicial de cursos de educação a distância da UFPB (Tese de Doutorado em Educação). Paraíba: UFPB, 2021.
OLIVEIRA NETTO, A. A. D. Metodologia da Pesquisa Cientifica: Guia prático para apresentação de trabalhos acadêmicos. Florianópolis: Editora Visual Books, 2008.
OLIVEIRA, A. J. A. Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Campina Grande: UEPB, 2019.
OLIVEIRA, E. R. G. A percepção de professores de ciências de escolas estaduais de Cascavel/PR a respeito do uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid-19 (Dissertação de Mestrado em Ciências e Matemática). Cascavel: Unioeste, 2021.
PADILHA, A. D. S. C. O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto da aprendizagem significativa para o ensino de ciências (Dissertação de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica). Curitiba: UTFPR, 2014.
PALHA, G. D. S. Serious Games: Uma abordagem conceitual da aprendizagem baseada em jogos no ensino de ciências (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza). Londrina: UTFPR, 2022.
QUEIROZ, I. R. D. Formação continuada de professores sob a perspectiva da aprendizagem significativa e tecnologias educacionais (Dissertação de Mestrado em Neurociências). Belo Horizonte: UFMG, 2020.
REIS, J. M. D. Literaturalização das ciências on-line: A aventura de construir conhecimento (Tese de Doutorado em Educação). Canoas: Unilasalle, 2022.
RIBEIRO, M. D. L. Capacitação docente para inserção de aplicações de mídias digitais interativas para o Ensino de Ciências (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências). Itajubá: UNIFEI, 2015.
ROCHA, R. S.; NAKAMOTO, P. T. “Tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade contemporânea: um estudo teórico-crítico sobre sua utilização na educação”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.
RODRIGUES, I. R. S. Educação em Ciências na cultura digital: Pós PPC às compreensões de licenciando (as) sobre integração curricular das tecnologias (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências). Itajubá: UNIFEI, 2021.
RODRIGUES, J. A. D. R. Da lousa à tela: O uso de objetos digitais de aprendizagem no ensino de ciências (Dissertação de Mestrado em Formação de Professores). Campina Grande: UEPB, 2021.
SANTOS, V. A. “Tenho um Tablet, e agora?”: Narrativas de professores de Ciências sobre a inserção da Tecnologia Digital na prática docente (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciência). Itajubá: UNIFEI, 2016.
SHARIFA, U. “The need to use digital technologies in education”. Open Access Repository, vol. 10, 2023.
VIDAL, N. F. O uso de simulações virtuais em oficinas de formação para professores de ciências da educação básica (Dissertação de Mestrado em Educação). Juiz de Fora: UFJF, 2017.