AVALIAÇÃO E TECNOLOGIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM PERSONALIZADA

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Adriano de Araújo Santos
Lúcia Maria Martins Giraffa

Resumo

A avaliação da aprendizagem é um elemento da prática docente que pode contribuir de forma substancial com a melhoria das aprendizagens, quando identifica os avanços, as dificuldades e serve de base para o planejamento e reestruturação dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a prática avaliativa além de suas formas tradicionais de realização, por meio de provas e testes escritos, pode ser desenvolvida a partir das ferramentas digitais, como ocorrido de forma sistêmica no período de ensino remoto decorrente do evento pandêmico da COVID-19. Neste contexto, este artigo tem como objetivo: analisar os usos das tecnologias digitais pelos docentes da rede estadual de educação de Pernambuco, Brasil, considerando a experiência vivida durante o período pandêmico, etapa de desenho de uma proposta de avaliação para a aprendizagem personalizada. O referencial teórico traz reflexões sobre a avaliação da aprendizagem e os modelos de ensino híbrido. A pesquisa tem natureza qualitativa sendo realizada por meio de entrevistas abertas a professores de duas escolas da rede estadual das quatro áreas de conhecimento estabelecidas pela BNCC: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os resultados apontam as dificuldades de criação de uma cultura digital bem como as potencialidades dos recursos digitais para a avaliação da aprendizagem e a importância da formação continuada que leve em conta a vivência dos professores e a experimentação de diferentes recursos.

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Como Citar
SANTOS, A. de A. .; GIRAFFA, L. M. M. AVALIAÇÃO E TECNOLOGIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM PERSONALIZADA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 469–494, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8361344. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2137. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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