USO DA METODOLOGIA PROJECT BASED LEARNING NO COMPONENTE INTRODUÇÃO AO PROJETO DE MÁQUINAS E PROCESSOS NA AGRICULTURA
Contenido principal del artículo
Resumen
A Aprendizagem Baseada em Projetos ou project based learning (ABP ou PBL) tem se destacado como importante abordagem no processo de ensino-aprendizagem, tendo grande potencial de desenvolvimento em cursos superiores das áreas de Ciências Agrárias. Este estudo objetivou levantar e esquematizar material bibliográfico nacional e de fácil acesso, instrumentos e metodologia para a elaboração do componente de Introdução ao Projeto de Máquinas e Processos na Agricultura, com base na aplicação da metodologia PBL. O estudo sistematiza uma base metodológica que pode ser usada para a estruturação de disciplinas, desta ou de outras áreas do conhecimento, passando sequencialmente à descrição da aplicação da ABP na disciplina ora estruturada. Caracteriza-se como pesquisa descritiva com análise das metodologias apresentadas em diferentes textos científicos e técnicos, apresentando uma abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação, apoiada na experiência dos autores na atuação docente. A estruturação teórica da disciplina a partir da PBL possibilitará a melhor compreensão e aplicabilidade de conteúdos, a maior motivação de estudantes e o desenvolvimento de habilidades, contribuindo para uma melhor formação de profissionais da área de agrárias. O presente estudo permitiu levantar sites e bibliografias nacionais e internacionais pertinentes à incorporação da PBL na adaptação de diferentes metodologias de projeto de máquinas e processos na agricultura, servindo como texto orientador aos docentes que queiram enfrentar o desafio de dar maior autonomia aos seus discentes em componentes das ciências agrárias.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ABRAHÃO A. L.; MERHY E. E. “Healthcare training and micropolitics: concept tools in teaching practices”. Interface, vol. 49, n. 18, 2014.
ADITYA-FIRDAUS, M.; JAMAL, M. Y. S.; ARIFIN, B. S. “Improving Student Learning Outcomes Through Project-Based Learning in Islamic Religion Lessons”. Tafkir: Interdisciplinary Journal of Islamic Education, vol. 4, n. 2, 2023.
ALVES, P. et al. “Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software”. Revista Espaço Pedagógico, vol. 26, n. 2, 2019.
BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. “Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Engenharia”. Anais do XIII International Conference on Engineering and Technology Education. Lisboa: COPEC, 2014.
BARKLEY, E. F. et al. Collaborative learning techniques: a handbook for college faculty. California: Jossey-Bass Editors, 2005.
BARROS, R. P. et al. “A rosa do deserto utilizada como ferramenta do ensino de botânica e da prática docente”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.
BELL, S. “Project-based learning for the 21st century: Skills for the future”. The Clearing House, vol. 83, n. 2, 2010.
BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre: Editora Penso, 2014.
BERBEL, N. A. N. “As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes”. Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, vol. 32, n. 1, 2011.
BRESSIANI, T. S. C. et al. “Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina Tratamento de Resíduos e Meio Ambiente: Um Estudo de Caso”. Revista Virtual de Química, vol. 12, n. 2, 2020.
BRIONES, M. A. Z. et al. “Estrategia didáctica sustentada en el aprendizaje basado en proyectos para estimular la participación activa estudiantil”. Revista Cubana Educación Superior, vol. 42 n. 1, 2023.
CAROTENUTO, F. M.; PEREIRA, O. J. “Professores, metodologias ativas e a EAD: Uma proposta prática da inversão da sala de aula utilizando a Pirâmide de William Glasser”. Anais do Congresso Associação Brasileira de Educação a Distância. Uberaba: UNIUBE, 2020.
CARVALHEDO, J. M. P.; PORTELA, J. L. “Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem”. Brazilian Jornal of Development, vol. 6, n. 11, 2020.
CONDLIFFE, B. et al. “Project-based learning: A literature review”. Lucas Education Research [2016]. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.
CONSTANTINO, B. M.; THIVES, A. “Aprendizagem baseada em projetos: a importância das metodologias ativas para o processo ensino aprendizagem”. Portal da UNIEDU [2023]. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.
DEAN, C. G. P. et al. “Core practices for project-based learning: Learning from experienced practitioners in the United States”. Teaching and Teacher Education, vol. 133, 2023
DEFILLIPPI, R. J. “Introduction Project-based learning, reflective practices and learning”. Revista Digital Management Learning, vol. 32, n. 1, 2001.
DEMO, P. “Aprendizagens e novas tecnologias”. Revista Roteiro, vol. 36, n. 1, 2011.
DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento. Brasília: UNESCO, 1996.
FRACALANZA, H. et al. “A educação ambiental no Brasil: panorama inicial da produção acadêmica”. Ciências em Foco, vol. 1, n. 1, 2013.
FREZATTI, F.; MARTINS, D. B. “PBL ou PBLs: a customização do mecanismo de aprendizagem baseada em problemas na educação contábil”. Revista de Graduação USP, vol. 1, n. 1, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GRANT, M. M. “Getting a grip on project-based learning: Theory, cases and recommendations”. Meridian: A Middle School Computer Technologies Journal, vol. 5, n. 1, 2002.
GRECCO, F. S. Elementos da boa comunicação a serem aplicados em um canteiro de obras (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão de Projetos). São Paulo: Mackenzie, 2013.
GUERRA, C. J. O.; TEIXEIRA, A. J. C. “Os impactos da adoção de metodologias ativas no desempenho dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior mineira”. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade, vol. 10, n. 4, 2016.
JACOBS, G. M. et al. “Cooperative learning in the thinking classroom”. ResearchGate [1997]. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.
KAMERIKAR, U. et al. “Project Based Learning-An Innovative approach to enhance higher order skills”. Journal of Engineering Education Transformations, Special, vol. 33, n. 1, 2019.
KIECKOW, F. et al. “Teaching and learning in engineering: reality and perspectives”. Brazilian Applied Science Review, vol. 2, n. 1. 2018.
KRAJCIK, J. et al. “Assessing the Effect of Project-Based Learning on Science Learning in Elementary Schools”. American Educational Research Journal, vol. 60, n. 1, 2023.
KRUGI, R. R. et al. “The “Bê-Á-Bá” of Team-Based Learning”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 4, n. 40, 2016.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
LEWIN, K. “Action Research and Minority Problems”. Journal of Social Issues, vol. 2, n. 34, 1946.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Editora Loyola, 1992.
LOYENS, S. M. M. et al. “Situating Higher-Order, Critical, and Critical-Analytic Thinking in Problem- and Project-Based Learning Environments: A Systematic Review”. Educational Psychology Review, vol. 35, 2023.
MARNEWICK, C. “Student experiences of project-based learning in agile project management education”. Project Leadership and Society, vol. 4, 2023.
MAROS, M. et al. “Project-based learning and its effectiveness: evidence from Slovakia”. Interactive Learning Environments, vol. 31, n. 7, 2023
MASSON, T. J. “Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (pbl)”. Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém: UFPA, 2012.
MOLINA, D. R. C. et al. “Aprendizaje basado en proyectos en la docencia: una revisión sistemática de la literatura”. Polo del Conocimiento, vol. 8, n. 11, 2023.
MOREIRA, R. M. G. et al. “Preliminary design of a coffee harvester”. Semina: Ciências Agrárias, vol. 37, n. 5, 2016.
OLIVEIRA A. S. et al. “Percepção discente sobre as metodologias”. Revista Onis Ciência, vol. 5, n. 7, 2019.
OLIVEIRA, G.; BIZZO, N. “Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros”. Revista Educação Pública, vol. 28, n. 67, 2019.
OLIVEIRA, J. V. A. et al. “Aprendizagem baseada em projetos em práticas pedagógicas na educação profissional”. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, vol. 9, n. 6, 2023.
OLIVEIRA-PEREIRA, W. et al. “Aprendizagem baseada em problemas: surgimento, disseminação internacional e sua chegada ao Brasil”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 44, 2023.
PAHL, G. et al. Projeto na Engenharia: Fundamentos do Desenvolvimento Eficaz de Produção – Métodos e Aplicações. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2005.
PMI - Project Management Institute. “Aprendizagem Baseada em Projetos”. PMI [2014]. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.
PMO – Escritório de Projetos. “Gerenciamento das comunicações: O que é, objetivo e processos”. PMO [2021]. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.
PRINCE, M. “Does active learning work? A review of the research”. Journal of Engineering Education, vol. 90, 2004.
RECH, C. et al. “Desenvolvimento de competências por meio da metodologia project based learning: um estudo de caso na disciplina instrumentação”. Revista de Ensino de Engenharia, vol. 38, n. 1, 2019.
REZENDE, A. A. et al. “Análise bibliométrica da produção científica sobre matemática crítica através da aprendizagem baseada em problemas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 12, n. 36, 2022.
SACRAMENTO, S. J. S. et al. “Práticas pedagógicas e inovações curriculares na educação superior”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.
SAMPAIO, C. M. Metodologias ativas: um novo (?) método (?) de ensinar (?). (Dissertação de Mestrado em Educação). São Paulo: Uninove, 2020.
SÁNCHEZ-RIVAS, E. et al. “Percepción del alumnado universitario respecto al aprendizaje basado en proyectos con tecnologia”. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, vol. 26, n. 1, 2023
SANTOS, N. M. R. et al. “O ensino de ciências como prática em laboratório para alunos da EJA”. Anais do IV Congresso de Educação Nacional. João Pessoa: UFPB, 2017.
SANTOS-PASTOR, M. L. et al. “Aprendizaje basado en proyectos en la formación inicial de profesorado: la construcción de instrumentos pedagógicos virtuales para la enseñanza de Educación Física”. Campus Virtuales, vol. 12, n. 2, 2023.
SILVA JUNIOR, R. S. et al. “Avaliação da aplicabilidade de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em enfermagem”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.
SILVA, G. B. et al. “Aprendizagem cooperativa no ensino de ciências: uma revisão da literatura”. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 24, n. 3, 2019.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 1986.
THOMAS, J. W. A review of research on project-based learning. San Rafael: Autodesk Foundation, 2000.
VENTURINI, S. F.; SILVA, T. O. “Uso e benefícios das metodologias ativas em uma disciplina de engenharia de produção”. Revista Cippus, vol. 6, n. 1, 2018.
VERSUTI, F. M. et al. Active methodologies and self-regulated learning: reflections in times of pandemic. Revista Linhas Críticas, vol. 27, 2021.
VIANA, J. A. R. et al. “Repensando a cultura escolar na pandemia: uma discussão acerca das implicações emergentes das metodologias ativas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 37, 2023.
VOITTO GRUPO. “Aprendizagem baseada em problemas”. Voitto Grupo [2020]. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.
YANI, R.; NOVALIYOSI, N. “Systematic Literature Review: Model Pembelajaran Project Based Learning (PjBL) terhadap Skill yang dikembangkan dalam Tingkatan Satuan Pendidikan”. Journal Cendekia: Jurnal Pendidikan Matematika, vol. 7, n. 3, 2023.
ZAHROH, U. et al. “Project-Based Learning Training and Assistance for Prospective High School Teacher”. Jurnal Inovasi dan Pengembangan Hasil Pengabdian Masyarakat, vol. 1, n. 2, 2023.