USO DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO-APRENDIZAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS
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Resumen
Esta pesquisa apresenta como objetivo realizar uma Revisão Sistemática (RS) por meio do Protocolo PRISMA 2020, que apresente ao leitor os principais problemas e soluções dos processos de impressão 3D, mais especificamente da impressão por Modelagem por Fusão e Deposição (FDM). A metodologia adotada foi uma RS por meio do Protocolo PRISMA 2020, utilizando como fonte de pesquisas os seguintes bancos de dados: SciELO Brasil, Oasisbr, Google Acadêmico, Scopus e Web of Sciente. Adotou-se como palavras-chaves: Impressão 3D; FDM; Parâmetros da impressão 3D; Problemas e Problemas de Impressão (e suas respectivas versões em inglês). Como resultado encontrou-se 44 pesquisas que atendiam aos critérios de inclusão, desenvolvidos principalmente na China e Brasil. Os problemas encontrados foram categorizados em 11 classes definidas a posteriori, sendo elas: Aderência da primeira camada à mesa de impressão; Efeitos da temperatura no resultado da impressão; Propriedades mecânicas alcançadas no processo de impressão; Adesão entre camadas; Software de impressão 3D; Stringing; Variações geométricas; Umidade no filamento; Acabamento superficial; Necessidade de utilização de suportes para impressão e Impressão multi-material. Destaca-se a importância das contribuições encontradas nesta RS para a otimização do processo de uso de impressoras 3D em ambientes educacionais, possibilitando que docentes desenvolvam objetos impressos com maior qualidade e sem a necessidade de testes desnecessários, diminuindo assim a perda de material e tempo de trabalho, facilitando seu acesso e uso a esta tecnologia.
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