A FILOSOFIA DE GEORGES BATAILLE: O EROTISMO COMO OBJETO DE ESTUDO
Contenido principal del artículo
Resumen
Bataille defendia que o erotismo era uma força primordial e essencial na existência humana. Nesta pesquisa, será explorado como Bataille desafia as normas sociais e nos convida a repensar a natureza humana por meio da lente do desejo sexual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada de forma sistemática e organizada, seguindo algumas etapas básicas. A primeira etapa consistiu na definição do tema de estudo e na delimitação do objeto de pesquisa, para direcionar a busca de forma mais eficiente. Após a definição do tema, foi realizada uma busca bibliográfica em diferentes fontes de informação, como livros, artigos científicos, teses, dissertações, relatórios técnicos, entre outros. Conclui-se que a filosofia de Georges Bataille trouxe uma abordagem profunda e complexa sobre o erotismo como objeto de estudo. Sua visão do erotismo como uma força primordial e transgressora, capaz de proporcionar prazer e transcendência, trouxe novas perspectivas para o campo da filosofia. Além disso, sua ênfase na responsabilidade ética e na importância da conexão humana torna sua abordagem ainda mais relevante nos dias de hoje.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BATAILLE, G. O erotismo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.
BATAILLE, G. O erotismo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014.
BATISTA, M. C. S. “Gamificação na formação do leitor literário”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.
FOUCAULT, M. “Apresentação”. In: BATAILLE, G. Oeuvres complètes: Tomo I. Paris: Gallimard, 1970.
GALANTIN, D. V. “Considerações sobre” O Erotismo”, de Georges Bataille: Um pensador do paradoxo e da transgressão”. Revista Cadernos de Clio, vol. 1, 2010.
GUERRA, A. L. R. “Metodologia da pesquisa científica e acadêmica”. Revista OWL, vol. 1, n. 2, 2023.
JOERKE, G. A. “A construção social da noção DE eros platônico: uma perspectiva simmeliana”. Revista OWL, vol. 1, n. 2, 2023.
REIS, R. S.; SANTOS, D. A. N. “Desfazendo mitos sobre sexualidade e pessoas com deficiências: uma experiência formativa”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.
SENHORAS, E. M. “Caracterização e análise do programa agentes locais de inovação”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 7, n. 19, 2021.
SEVILLA, J. C. “A contribuição teórica de Deleuze e da filosofia: criar, ressignificar e aprender em busca de uma educação menor”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 12, n. 35, 2022.
STROZZI, G. V. Erotismo e religião em Georges Bataille (Tese de Doutorado em Ciências da Religião). São Paulo: PUCSP, 2007.