EPISÓDIOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

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Rodiney Marcelo Braga dos Santos
Tatiana Cristina Vasconcelos

Resumen

Este estudo se insere no campo da formação de professores na perspectiva inclusiva que tem como tema central “Formar para incluir: Educação Matemática Inclusiva em interface com o Desenho Universal para Aprendizagem”. Assim, a questão de investigação é anunciada: Como a abordagem do DUA pode contribuir para o processo formativo do futuro professor de matemática na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva? Objetiva-se, por meio deste trabalho, apresentar o planejamento de episódios formativos orientados pelos pressupostos teóricos e metodológicos do DUA e em interface com a Educação Matemática Inclusiva. Para tanto, destaca-se o materialismo histórico dialético como método de construção de conhecimentos, que segundo a perspectiva sócio-histórica constituem-se em um referencial emancipatório de produção voltada à transformação da realidade educacional. Com base nisso, a tipologia da pesquisa, com caráter qualitativa, é do tipo pesquisa-ação. Como resultados, apresentamos o planejamento de quatro episódios que se constituem como cenas que podem revelar interdependência entre os elementos de uma ação formadora, essa estruturada em duas etapas, nomeadamente: a ambientação (grupos de estudo, produção de materiais instrucionais acessíveis) que tem como propósito apresentar repertório que contemple os principais fundamentos sobre a educação especial e inclusiva e a imersão (planejamento pedagógico, produção de materiais didáticos acessíveis) que deve favorecer a proximidade com o exercício da profissão docente, através do ato de planejar, sendo orientado pelos princípios do DUA. Depreende-se, portanto, que se os pressupostos teóricos e metodológicos do DUA forem contemplados durante o percurso formativo do professor, esses contribuirão para o aperfeiçoamento de atitudes pedagógicas com dimensões ampliadas, em relação a autonomia, criticidade e processo reflexivo e ampliação das possibilidades adequadas de incluir os estudantes no espaço escolar.

Detalles del artículo

Cómo citar
SANTOS, R. M. B. dos .; VASCONCELOS, T. C. EPISÓDIOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 592–614, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8371402. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2216. Acesso em: 22 dic. 2024.
Sección
Ensayos

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