META-AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA TRANSFORMAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL

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Giancarlo Moser
Thiago Henrique Almino Francisco
José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Resumen

Este estudo aborda a meta-avaliação no contexto do ensino superior brasileiro, destacando os desafios e oportunidades que surgem da avaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mas como também oferece oportunidades valiosas para aprimorar a qualidade educacional, promover a transparência e impulsionar a inovação institucional. Ressalta-se a importância da meta-avaliação para garantir a qualidade, utilidade e relevância das avaliações, bem como para promover a transparência e responsabilidade das instituições. Através da meta-avaliação, a instituição demonstra seu compromisso com a qualidade e a transparência. Isso aumenta a confiança dos alunos, professores, funcionários e da sociedade em geral. Por meio de um levantamento bibliométrico verificou-se o estado das pesquisas e publicações sobre o tema no Brasil, buscando suporte em autores internacionalmente reconhecidos na construção deste trabalho. Com isso, conclui-se que a meta-avaliação não apenas contribui para aprimorar as avaliações individuais, mas também fortalece o processo de avaliação como um todo, gerando confiança, aprendizado e aprimoramento contínuo e a vontade político-institucional é essencial para utilizar eficazmente os resultados das avaliações e promover transformações necessárias. Através da meta-avaliação, é possível avaliar a eficácia das metodologias empregadas nas avaliações. Isso pode levar a ajustes metodológicos que resultam em avaliações mais precisas e confiáveis.

Detalles del artículo

Cómo citar
MOSER, G. .; FRANCISCO, T. H. A.; GUERRA, J. B. S. O. de A. . META-AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA TRANSFORMAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 243–259, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8342793. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2064. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
Ensayos

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