REFLEXÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLIVALÊNCIA
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Resumen
Este ensaio científico reflete como ocorre a interdisciplinaridade na docência polivalente. Inicialmente, apresentamos uma breve definição de interdisciplinaridade e sua contextualização histórica; debatemos sobre o processo interdisciplinar na docência polivalente enfatizando tanto a formação continuada como o trabalho cooperativo e finalmente, expomos como a política educacional nacional e a cultura organizacional nas unidades de ensino têm limitado a sinergia interdisciplinar nestes profissionais que atuam nos primeiros anos de escolarização. Este estudo é qualitativo e parte de uma pesquisa bibliográfica que traz as contribuições de autores como Fazenda (1994-2011), Lenoir (2005) e Japiassu (1976-2006) cujos estudos abordam a interdisciplinaridade. Essa pesquisa demarca a interdisciplinaridade enquanto fenômeno que envolve a docência polivalente tanto na esfera individual quanto coletiva em que o diálogo se expressa a partir da busca por diferentes olhares epistemológicos que deverão interagir na individualidade do professor polivalente ao buscar na formação continuada a garantia do seu autoconhecimento. O diálogo interdisciplinar também se firma a partir das trocas entre estes profissionais que, diante da mesma função partilham experiências ímpares de vida. Entretanto, o direcionamento político apurado na Resolução CNE/CP nº 1, 2020 restringe a formação continuada de professores aos campos de ensino evitando a efetivação de uma pedagogia holística e nas escolas, o diálogo entre pares é suprimido pela frenética rotina de um professorado que tem a solidão como marca sintomática da sua profissão.
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