TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS EM PROFESSORES: INFLUÊNCIAS NA CARREIRA PROFISSIONAL DOCENTE

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Juliana da Silva Moura
Cláudio Pinto Nunes
Lúcia Gracia Ferreira

Resumo

Discussões sobre transtornos mentais e comportamentais em professores merecem atenção, pois é um tema intimamente ligado ao Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) e, consequentemente, à carreira profissional. Assim, este artigo objetiva elencar discussões acerca do adoecimento mental/transtornos mentais e comportamentais em professores e as consequências para a carreira docente. A investigação de cunho qualitativo e exploratório foi realizada no município de Itapetinga-BA com a participação de três professores que colaboraram respondendo a um questionário e concedendo entrevistas. Foi constatado que o adoecimento mental quando evolui para um quadro de transtorno mental e comportamental interfere no labor do professor e em seu DPD. Em relação à carreira foi possível perceber aspectos referentes as continuidades e descontinuidades do DPD, havendo, muitas vezes, desinvestimento profissional.

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Como Citar
MOURA, J. da S.; NUNES, C. P.; FERREIRA, L. G. TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS EM PROFESSORES: INFLUÊNCIAS NA CARREIRA PROFISSIONAL DOCENTE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 19–42, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7687079. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/826. Acesso em: 14 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

 

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