AMBIVALENCIA DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL: FAKE NEWS E A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Patrick Renilton Amorim dos Santos
Luiza Beth Nunes Alonso
Helga Cristina Hedler
Eduardo Amadeu Dutra Moresi
Vicente Paulo Alves

Resumo

A crescente disseminação de desinformação e fake news potencializada por modelos generativos de Inteligência Artificial representa um desafio para a educação, a gestão da informação e a coesão social. Este estudo investiga o papel da alfabetização midiática como estratégia de mitigação desses impactos, com ênfase no fortalecimento do pensamento crítico e da resiliência digital no ensino fundamental e médio. O objetivo foi mapear e analisar a produção científica relacionada à interseção entre IA, desinformação e educação midiática, identificando tendências, lacunas e oportunidades de pesquisa. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, seguindo o protocolo PRISMA. A busca foi conduzida nas bases Lens.org e Scopus, resultando em 4.843 artigos. Após a aplicação de critérios de elegibilidade e exclusão, foram selecionados os 20 trabalhos mais citados e aderentes ao tema. O corpus final foi submetido a análises lexicométricas no software Iramuteq, permitindo identificar padrões temáticos e relações conceituais. Os resultados revelaram quatro categorias centrais: (i) Ética e Princípios na IA Educacional, (ii) Bem-estar Digital e Impactos no Aprendizado, (iii) Governança e Regulação da AIED e (iv) Fake News e Desinformação. A análise fatorial de correspondência indicou que os debates sobre desinformação estão fortemente vinculados à dimensão tecnológica e algorítmica, enquanto as discussões éticas, embora fundamentais, permanecem pouco integradas às práticas educacionais. Conclui-se que a integração entre inovação tecnológica, ética e práticas pedagógicas é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos, sendo a alfabetização midiática um elemento estratégico para a promoção de uma educação crítica e responsável na era digital.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS, P. R. A. dos .; ALONSO, L. B. N.; HEDLER, H. C.; MORESI, E. A. D.; ALVES, V. P. . AMBIVALENCIA DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL: FAKE NEWS E A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 23, n. 68, p. 232–256, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17096444. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7746. Acesso em: 28 out. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ADJIN-TETTEY, D. T. “Combating fake news, disinformation, and misinformation: Experimental evidence for media literacy education”. Cogent Arts and Humanities, vol. 9, n. 1, 2022.

AÏMEUR, E.; AMRI, S.; BRASSARD, G. “Fake news, disinformation and misinformation in social media: a review”. Social Network Analysis and Mining, vol. 13, n. 30, 2023.

ALEEDAN, M. H.; ALFADHLY, A. A. “Role of primary school in promoting media education and English language skills for students”. World Journal of English Language, vol. 14, n. 5, 2024.

APPOLINÁRIO, D. G.; HEDLER, H. C.; FERNEDA, E. “Desafios do uso da inteligência artificial na gestão de recursos humanos: uma revisão sistemática”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 21, n. 63, 2025.

ARAUJO, T. et al. “In AI we trust? Perceptions about automated decision-making by artificial intelligence”. AI and Society, vol. 35, n. 3, 2020.

BAILÉN, A. H.; QUINTAS-FROUFE, N.; GONZÁLEZ-NEIRA, A. “Audience Participation in TikTok Metadata”. Comunicar, n. 78, 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 09/09/2025.

BRASIL. Lei n. 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Brasília: Planalto, 2023. Disponível em: . Acesso em: 09/09/2025.

BRODA, E.; STRÖMBÄCK, J. “Misinformation, disinformation, and fake news: lessons from an interdisciplinary, systematic literature review”. Annals of the International Communication Association, vol. 48, n. 2, 2024.

BURTH, S. et al. “Mapping media literacy impact in the U.S.: a review of literature and call for equity”. Annals of the International Communication Association, vol. 48, n. 4, 2024.

CAMARGO, B. C.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software Iramuteq. Florianópolis: UFSC, 2021.

CARPENTER, J. P. et al. “How and why are educators using Instagram?”. Teaching and Teacher Education, vol. 96, 2020.

CHAO-HSI, H. et al. “Development and exploration of news media literacy scales in Taiwan”. International Journal of Innovative Research and Scientific Studies, vol. 8, n. 1, 2025.

CHUAH, S. H. W.; YU, J. “The future of service: The power of emotion in human-robot interaction”. Journal of Retailing and Consumer Services, vol. 61, 2021.

DUMITRU, D.; HALPERN, D. F. “Critical thinking: creating job-proof skills for the future of work”. Journal of Intelligence, vol. 11, n. 10, 2023.

DWIVEDI, Y. K. et al. “Educación, Big Data e Inteligencia Artificial”. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, vol. 25, n. 1, 2022.

FAGNI, T. et al. “TweepFake: About detecting deepfake tweets”. Plos One, vol. 16, n. 5, 2021.

GABRIEL, I. “Artificial intelligence, values, and alignment”. Minds and Machines, vol. 30, 2020.

JAKESCH, M.; HANCOCK, J. T.; NAAMAN, M. “Human heuristics for AI-generated language are flawed”. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America PNAS, vol. 120, n. 11, 2023.

KERR, D. et al. “A Review of AI and Its Impact on Management Accounting and Society”. Journal of Risk and Financial Management, vol. 18, n. 340, 2025.

KOZYREVA, A.; LEWANDOWSKY, S.; HERTWIG, R. “Citizens Versus the Internet: Confronting Digital Challenges With Cognitive Tools”. Psychological Science in the Public Interest, vol. 21, n. 3, 2020.

NGUYEN, A. et al. “Ethical principles for artificial intelligence in education”. Education and Information Technologies, vol. 28, 2022.

ORBEN, A. “Teenagers, screens and social media: a narrative review of reviews and key studies”. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, vol. 55, 2020.

PAGE, M. J. et al. “The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews”. The British Medical Journal, vol. 372, n. 71, 2021.

PRISMA. “Transparent Reporting of Systematic Reviews and Meta-Analyses”. Prisma Statement [2021]. Disponível em: . Acesso em: 15/06/2022.

QUACH, S. et al. “Digital technologies: tensions in privacy and data”. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 50, 2022.

SEO, K. et al. “The impact of artificial intelligence on learner-instructor interaction in online learning”. International Journal of Educational Technology in Higher Education, vol. 18, n. 54, 2021.

SEUFERT, S.; GUGGEMOS, J.; SAILER, M. “Technology-related knowledge, skills, and attitudes of pre- and in-service teachers: The current situation and emerging trends”. Computers in Human Behavior, vol. 115, 2021.

TAPALOVA, O.; ZHIYENBAYEVA, N. “Artificial Intelligence in Education: AIEd for Personalised Learning Pathways”. The European Journal of Education and Technology, n. 4, 2021.

TLILI, A. et al. “What if the devil is my guardian angel: ChatGPT as a case study of using chatbots in education”. Smart Learning Environments, vol. 10, n. 15, 2023.

UNESCO. Media and Information Literacy Curriculum for Teachers. Paris: UNESCO, 2011. Disponível em: . Acesso em: 06/03/2025.

VACCARI, C.; CHADWICK, A. “Deepfakes and Disinformation: Exploring the Impact of Synthetic Political Video on Deception, Uncertainty, and Trust in News”. Social Media + Society, vol. 6, n. 1, 2020.

VELLOSO, L. C. “A vulnerabilidade do consumidor nas relações de consumo mediadas por inteligência artificial”. Revista Foco, vol. 18, n. 6, 2025.

WACH, K. et al. “The dark side of generative artificial intelligence: A critical analysis of controversies and risks of ChatGPT”. Entrepreneurial Business and Economics Review, vol. 11, n. 2, 2023.

WARDAT, Y. et al. “ChatGPT: a revolutionary tool for teaching and learning mathematics”. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, vol. 19, n. 7, 2023.

YIN, W.; ZUBIAGA, A. “Towards generalisable hate speech detection: a review on obstacles and solutions”. arXiv, 2021.

ZAROCOSTAS, J. “How to fight an infodemic”. The Lancet, vol. 395, n. 10225, 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)