O ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA COLÔMBIA: UMA ANÁLISE INICIAL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O Ensino de Geografia é essencial durante a formação de alunos no ensino básico devido a velocidade de transformações no meio social, político econômico e tecnológico. É a partir do entendimento dessa disciplina que o aluno conseguirá conhecer seu território, seu lugar, sua relação com a sociedade e natureza, sistema global e com isso obter um amplo entendimento para no futuro atuarem como indivíduos capazes de participar como cidadãos responsáveis, comprometidos e reflexivos sobre questões territoriais e globais. O objetivo da pesquisa é analisar e refletir como ocorre o Ensino de Geografia e a formação de professores que ministram o conhecimento geográfico na Colômbia. A pesquisa aborda questões como a história do surgimento do Ensino de Geografia na Colômbia, onde encontramos essa disciplina em conjunto com as Ciências Sociais no território colombiano e como é a formação de profissionais docentes em Ciências Sociais. A metodologia se apoia nas pesquisas educacionais de cunho qualitativo, destacando a leitura de autores latino-americanos relacionados ao Ensino de Geografia, documentos oficiais, além de lives assistidas durante o período de pandemia, onde foi exposta a contenda do ensino, não somente na Colômbia, mas como em outros países da América Latina e até em outros continentes. A Geografia abordada envolve inúmeras discussões e práticas, todavia é fundamental entender a realidade das escolas latino-americanas são muito diversas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
GUTIERREZ, A. L. Formação cidadã em perspectiva dos estudos do território como potencial pedagógico (Trabalho de Conclusão de Curso em Ciencias Sociales). Medellín, Colombia: Faculdade de ciências sociales y humanas de la Universidad de Antioquia, 2010.
JESUS, M. V. S. O Ensino de Geografia e a Formação de Professores na Colômbia e no Brasil. Rio de Janeiro: Relatório de PIBIC/CNPq/UFRRJ, 2020.
LENILDE, R. A. “Olhares Ibero-americanos sobre professore(a)s Geografia”. Portal Eletrônico Youtube [26/06/2020]. Disponível em: <https://www.youtube.com>. Acesso em: 26/06/2020.
MORENO, A. “Problemas y características de la enseñanza de la geografía en Educación” Básica. Anais do X Congreso Colombiano de Geografía. Bogotá, 1987.
MORENO, E. A. Enseñanza y aprendizajede la geografia en la educación básica secundária. Bogotá, 2010.
PAEZ, D. La importância de la educación geográfica en Colômbia: Elementos de reflexión y compresión del território a partir de los recursos naturales. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacion, 2018.
PIÑEROS, R. “Escuela en Pandemia”. Portal Eletrônico Youtube [25/06/2020]. Disponível em: <https://www.youtube.com>. Acesso em: 28/07/2021.
PIZZINATO, L. A. R. Perspectivas em la formacion de licenciados em caso colombiano. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Grupo de investigación Geopaidea, 2010.
PULGARÍN SILVA, M. R. La didática de la geografia una preocupación reciente en el contexto de la enseñanza de la geografia colombiana (Trabalho de Conclusão de Curso em Geografía). Medellín, Colômbia: Faculdad de Educación da Universidad de Antioquia, 2010.
TABORDA CARO, M. A. “Aportes de la geografía escolar a la conformación de un saber geográfico: miradas para América Latina”. Anais do XIV Encuentro de Geografos de America Latina - EGAL. Lima: UMSM, 2013.