A IMERSÃO DA CRIANÇA EM ESTÁGIO PRÉ-ESCOLAR NA CULTURA ESCRITA

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Émille Alves de Oliveira
Victor Pereira Sousa

Resumo

Este ensaio tem como objetivo investigar as possibilidades no que diz respeito à imersão da criança em estágio pré-escolar na cultura escrita. Para tanto, faremos uma revisão de cunho bibliográfico, sobretudo pelos pressupostos teóricos de Magda Soares (1998; 2005), Antônio Augusto Gomes Batista (2005) e Richard Bamberger (2005) por meio dos quais discutiremos os conceitos de alfabetização e letramento e a importância de eles andarem juntos, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) enquanto documentos norteadores para podermos analisar quatro planos de aula produzidos e compartilhados pela Associação Nova Escola e adaptados para o ensino remoto. Os resultados nos permitem compreender que oportunizar o contato das crianças com a linguagem escrita ainda em período pré-escolar possibilita a significação de mundo, além de prover o conhecimento sobre elas mesmas.

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Como Citar
OLIVEIRA, Émille A. de .; SOUSA, V. P. . A IMERSÃO DA CRIANÇA EM ESTÁGIO PRÉ-ESCOLAR NA CULTURA ESCRITA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 12, n. 34, p. 97–107, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7151025. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/733. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Editora Ática, 2005.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2022.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2022.

BRIZUEÑA, T. M. D. G.; GOBARA, S. T. “A Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Anos Iniciais: Implicações no Ensino de Ciências”. In: SENHORAS, E. M. Currículo: Discussões Teórico-Normativas. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.

SOARES, M. B.; GOMES, A. A. Alfabetização e Letramento: Caderno do Professor. Belo Horizonte: Editora Ceale, 2005.

SOARES, M. B. “As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto”. In. ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. (orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Editora Ática, 1988.