A IMERSÃO DA CRIANÇA EM ESTÁGIO PRÉ-ESCOLAR NA CULTURA ESCRITA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este ensaio tem como objetivo investigar as possibilidades no que diz respeito à imersão da criança em estágio pré-escolar na cultura escrita. Para tanto, faremos uma revisão de cunho bibliográfico, sobretudo pelos pressupostos teóricos de Magda Soares (1998; 2005), Antônio Augusto Gomes Batista (2005) e Richard Bamberger (2005) por meio dos quais discutiremos os conceitos de alfabetização e letramento e a importância de eles andarem juntos, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) enquanto documentos norteadores para podermos analisar quatro planos de aula produzidos e compartilhados pela Associação Nova Escola e adaptados para o ensino remoto. Os resultados nos permitem compreender que oportunizar o contato das crianças com a linguagem escrita ainda em período pré-escolar possibilita a significação de mundo, além de prover o conhecimento sobre elas mesmas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Editora Ática, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2022.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2022.
BRIZUEÑA, T. M. D. G.; GOBARA, S. T. “A Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Anos Iniciais: Implicações no Ensino de Ciências”. In: SENHORAS, E. M. Currículo: Discussões Teórico-Normativas. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.
SOARES, M. B.; GOMES, A. A. Alfabetização e Letramento: Caderno do Professor. Belo Horizonte: Editora Ceale, 2005.
SOARES, M. B. “As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto”. In. ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. (orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Editora Ática, 1988.