RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTADO DO CONHECIMENTO NAS TESES E DISSERTAÇÕES (2009-2019)

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Ana Cristina dos Santos Silva
Benedito Gonçalves Eugenio

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa do tipo estado do conhecimento realizada por meio do mapeamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de pesquisas brasileiras que abordam as questões que se referem às relações étnico-raciais no currículo da educação básica. O recorte temporal é de 2009-2019. A pergunta a ser respondida com a pesquisa foi: Quais temáticas vêm sendo pesquisadas sobre a educação para as relações étnico-raciais no currículo da Educação Básica nos estudos realizados na pós-graduação stricto sensu no período 2009-2019?  Para localizar os trabalhos, utilizamos os descritores relações étnico-raciais, currículo e educação básica e o booleano AND. Localizamos 42 trabalhos entre teses e dissertações na BDTD. Destes, 14 foram selecionados para a discussão neste artigo, por abordarem especificamente as questões relacionadas ao currículo da educação básica e as relações étnico-raciais. A discussão dos resultados demonstra que nos trabalhos analisados existe um consenso a respeito da importância da Lei 10.639/2003, que altera a lei 9394/1996 e preconiza a inclusão obrigatória da História e Cultura Afro-Brasileira desde o ensino fundamental ao ensino médio. Hegemonizou-se, ainda a ideia de que a Lei ainda não foi efetivada a contento no interior das escolas públicas brasileiras.

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Como Citar
SILVA, A. C. dos S.; EUGENIO, B. G. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTADO DO CONHECIMENTO NAS TESES E DISSERTAÇÕES (2009-2019) . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 11, n. 31, p. 103–115, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.6788202. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/670. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

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