DISCURSOS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNICÍPIO DE BRUMADO NO PERÍODO 2012-2020
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre relações étnico-raciais no currículo da educação básica da cidade de Brumado-BA, amparada nos pressupostos teóricos de Laclau e Mouffe, com os conceitos de hegemonia e discurso. Os dados foram construídos por meio de análise documental: o currículo da educação básica da cidade de Brumado-BA, o Plano Nacional de Educação (PNE), o Plano Municipal de Educação (PME) e a Lei 10.639/2003. A análise foi realizada com base na teoria do discurso e nos permitiu visualizar um silenciamento sobre a educação para as relações étnico-raciais no currículo, tanto no plano de curso quanto no Plano Municipal de Educação.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 24/05/2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: INEP, 2015.
EUGÊNIO, B. G.; SANTANA, F. “Relações étnico-raciais e o trabalho com a Lei 10.639/03: análise de uma experiência com formação docente”. Ensino & Pesquisa, vol. 16, n. 1, 2018.
GOMES, N. L. “Educação, relações étnico-raciais e a Lei nº 10.639/03: breves reflexões”. Cadernos de Atividades, saberes e fazeres, n. 4, 2010.
MARCON, T. “Políticas de ação afirmativa no contexto da sociedade brasileira”. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 93, n. 233, 2012.
MENDONÇA, D; RODRIGUES, L. P. Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso: Em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
MURRAY, R. Nem te conto. Literatura em minha casa. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
SOUTHWELL, M. “Em torno da construção de hegemonia educativa: construções do pensamento de Ernesto Laclau ao problema da transmissão da cultura”. In: MENDONÇA, D. (org). Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso: Em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.