NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES-BACHARÉIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE

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Jusselino Correia da Silva
Neuton Alves de Araújo
Valdirene Gomes de Sousa

Resumo

A atividade pedagógica, núcleo das ações docentes que objetivam a apropriação dos conceitos teórico-científicos, é demarcada pela produção de significações, sejam de significados sociais e/ou de sentidos pessoais. É nesse contexto que emergem as significações desenvolvidas pelo professor acerca de suas necessidades formativas. Assim, este estudo objetiva analisar, a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade, as necessidades formativas de professores-bacharéis considerando as suas significações acerca das condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior. Metodologicamente, trata-se de um estudo de cunho teórico-bibliográfico, de abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada através do levantamento sistemático de estudos que traduzem, efetivamente, o processo de análise das necessidades formativas de professores-bacharéis à luz da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade e do Materialismo Histórico-Dialético. Os resultados evidenciam que a formação pedagógica se apresenta como uma necessidade formativa fundamental e permanente para a atuação dos professores-bacharéis universitários por não terem uma formação específica para a docência, o que implica em espaços do fazer profissional desse docente permeados por atitudes mecanizadas e desprovidas de intencionalidade. Conclui-se que desenvolver a atividade pedagógica exige do professor-bacharel uma reflexão do seu fazer profissional, necessidade formativa que implica na intencionalidade e, por extensão, na organização sistemática do ensino, sobretudo no aprofundamento teórico-crítico das principais dimensões que ancoram a sua formação.

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Como Citar
SILVA, J. C. da .; ARAÚJO, N. A. de .; SOUSA, V. G. de . NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES-BACHARÉIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 20, n. 60, p. 169–186, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580458. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6298. Acesso em: 18 jan. 2025.
Seção
Ensaios

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