NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES-BACHARÉIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
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Resumen
A atividade pedagógica, núcleo das ações docentes que objetivam a apropriação dos conceitos teórico-científicos, é demarcada pela produção de significações, sejam de significados sociais e/ou de sentidos pessoais. É nesse contexto que emergem as significações desenvolvidas pelo professor acerca de suas necessidades formativas. Assim, este estudo objetiva analisar, a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade, as necessidades formativas de professores-bacharéis considerando as suas significações acerca das condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior. Metodologicamente, trata-se de um estudo de cunho teórico-bibliográfico, de abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada através do levantamento sistemático de estudos que traduzem, efetivamente, o processo de análise das necessidades formativas de professores-bacharéis à luz da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade e do Materialismo Histórico-Dialético. Os resultados evidenciam que a formação pedagógica se apresenta como uma necessidade formativa fundamental e permanente para a atuação dos professores-bacharéis universitários por não terem uma formação específica para a docência, o que implica em espaços do fazer profissional desse docente permeados por atitudes mecanizadas e desprovidas de intencionalidade. Conclui-se que desenvolver a atividade pedagógica exige do professor-bacharel uma reflexão do seu fazer profissional, necessidade formativa que implica na intencionalidade e, por extensão, na organização sistemática do ensino, sobretudo no aprofundamento teórico-crítico das principais dimensões que ancoram a sua formação.
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