DO IMAGINÁRIO/REAL AO REAL/IMAGINÁRIO: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DIALÓGICA ENTRE BACHELARD, MAFFESOLI E ALTHUSSER

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João Enzio Gomes
Tânia Maria Rechia Schroeder
Camilla Casotti Poisk
Eliane dos Santos Macedo Oliveira
Mayara dos Santos

Resumo

O estudo propõe uma análise comparativa das concepções de imaginário nas obras de Gaston Bachelard (1884-1962), Michel Maffesoli (1944-) e Louis Althusser (1918-1990). Metodologicamente, adota-se uma abordagem fenomenológica com base na análise bibliográfica de textos primários e secundários. O levantamento de dados inclui obras centrais dos três autores, enquanto a análise de dados segue a fenomenologia husserliana, buscando desvendar a relação entre imaginário e realidade em cada pensador. Os resultados revelam convergências entre os autores quanto ao papel estruturante do imaginário na vida social, científica e ideológica. No entanto, destacam-se divergências na forma como cada um entende o imaginário – Bachelard vê como criativo, Maffesoli como base para coesão social e Althusser como um instrumento de dominação ideológica. Conclui-se que o imaginário é multifacetado, podendo ser uma força de criação ou de controle social.

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Como Citar
GOMES, J. E.; SCHROEDER, T. M. R. .; POISK, C. C. .; OLIVEIRA, E. dos S. M.; SANTOS, M. dos. DO IMAGINÁRIO/REAL AO REAL/IMAGINÁRIO: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DIALÓGICA ENTRE BACHELARD, MAFFESOLI E ALTHUSSER . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 20, n. 58, p. 158–189, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14193823. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5999. Acesso em: 7 dez. 2024.
Seção
Ensaios

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