EMPREENDEDORISMO FEMININO E MARKETING DIGITAL EM TERRITÓRIOS DE FRONTEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

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Jéssica Andrade Fleitas
Dionni Benites
Álvaro Freitas Faustino-Dias
Manoela Morais
Luisa Rhoden Rech

Resumo

O empreendedorismo feminino tem crescido de forma significativa no Brasil, especialmente em territórios de fronteira, áreas caracterizadas por desafios e oportunidades devido à sua proximidade com outros países e dinâmicas socioeconômicas distintas. Além das características marcantes destes territórios, a pandemia da COVID-19 tornou o cenário empreendedor ainda mais complexo e incerto, o que acelerou a presença digital por pequenos empreendedores, tornando-se um fator crucial para a sobrevivência e o crescimento empresarial. Neste contexto, este estudo objetivou investigar o uso de marketing digital por mulheres empreendedoras operando em territórios de fronteira durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de pesquisa qualitativa e com uso de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco empreendedoras de Ponta Porã (MS), na fronteira Brasil-Paraguai. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, utilizando o software QDA Miner. Os resultados indicam que as redes sociais, especialmente Instagram e WhatsApp, foram fundamentais para manter as vendas e o relacionamento com os clientes durante a pandemia. Enquanto novos empreendimentos mostraram maior agilidade na adoção de estratégias digitais, negócios mais estabelecidos enfrentaram maiores dificuldades de adaptação. As implicações gerenciais incluem a necessidade de capacitação em marketing digital e o desenvolvimento de estratégias contínuas para o uso de plataformas digitais. Com base nos achados, conclui-se que as mídias digitais se tornaram essenciais não apenas para a sobrevivência dos negócios durante períodos de crise, mas também como um diferencial competitivo, dando oportunidade para empresas crescerem em um ambiente cada vez mais digital.

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Como Citar
FLEITAS, J. A. .; BENITES , D.; FAUSTINO-DIAS, Álvaro F. .; MORAIS, M.; RECH , L. R. . . EMPREENDEDORISMO FEMININO E MARKETING DIGITAL EM TERRITÓRIOS DE FRONTEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 55, p. 579–600, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13855258. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5542. Acesso em: 18 dez. 2024.
Seção
Artigos

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