EMPREENDEDORISMO FEMININO E MARKETING DIGITAL EM TERRITÓRIOS DE FRONTEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jéssica Andrade Fleitas
Dionni Benites
Álvaro Freitas Faustino-Dias
Manoela Morais
Luisa Rhoden Rech

Resumo

O empreendedorismo feminino tem crescido de forma significativa no Brasil, especialmente em territórios de fronteira, áreas caracterizadas por desafios e oportunidades devido à sua proximidade com outros países e dinâmicas socioeconômicas distintas. Além das características marcantes destes territórios, a pandemia da COVID-19 tornou o cenário empreendedor ainda mais complexo e incerto, o que acelerou a presença digital por pequenos empreendedores, tornando-se um fator crucial para a sobrevivência e o crescimento empresarial. Neste contexto, este estudo objetivou investigar o uso de marketing digital por mulheres empreendedoras operando em territórios de fronteira durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de pesquisa qualitativa e com uso de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco empreendedoras de Ponta Porã (MS), na fronteira Brasil-Paraguai. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, utilizando o software QDA Miner. Os resultados indicam que as redes sociais, especialmente Instagram e WhatsApp, foram fundamentais para manter as vendas e o relacionamento com os clientes durante a pandemia. Enquanto novos empreendimentos mostraram maior agilidade na adoção de estratégias digitais, negócios mais estabelecidos enfrentaram maiores dificuldades de adaptação. As implicações gerenciais incluem a necessidade de capacitação em marketing digital e o desenvolvimento de estratégias contínuas para o uso de plataformas digitais. Com base nos achados, conclui-se que as mídias digitais se tornaram essenciais não apenas para a sobrevivência dos negócios durante períodos de crise, mas também como um diferencial competitivo, dando oportunidade para empresas crescerem em um ambiente cada vez mais digital.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FLEITAS, J. A. .; BENITES , D.; FAUSTINO-DIAS, Álvaro F. .; MORAIS, M.; RECH , L. R. . . EMPREENDEDORISMO FEMININO E MARKETING DIGITAL EM TERRITÓRIOS DE FRONTEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 55, p. 579–600, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13855258. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5542. Acesso em: 17 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ABIDI, N.; HERRADI, M.E.; SAKHA., S. “Digitalization and resilience during the COVID-19 pandemic”. Telecommunications Policy, vol. 47, n. 4, 2023.

AMAN, R. et al. “Migrant women entrepreneurship and the entrepreneurial ecosystem”. In: PICKERNELL, D. G. et al. (eds.). Disadvantaged entrepreneurship and the entrepreneurship research. Leeds: Emerald Publishing Limited, 2022.

ARRUDA, C. et al. O ecossistema empreendedor brasileiro de startups: uma análise dos determinantes do empreendedorismo no Brasil a partir dos pilares da OCDE. Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2013.

BACELLAR, T. M.; PEREIRA, R. M.; BASÍLIO, L. S. Tópicos Especiais de Administração. São Luís: Editora Pascal, 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Porto: Editora Edições 70, 2015.

BETA, K. W.; MWILA, N. K.; OGUNMOKUN, O. “A review of and future research agenda on women entrepreneurship in Africa”. International Journal of Entrepreneurial Behavior and Research, vol. 30, n. 4, 2024.

BEZERRA, C. M. S. et al. “Entrepreneurial behavior and strategy: a systematic literature review”. REGEPE: Entrepreneurship and Small Business Journal, vol. 12, n. 2, 2023.

BRASIL. Lei n. 13.999, de 18 de maio de 2020. Brasília: Planalto, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2024.

BRASIL. Lei n. 14.161, de 2 de junho de 2021. Brasília: Planalto, 2021. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2024.

BRASIL. Programa InovAtiva Brasil. Brasília: Enap, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2024.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. “Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais”. Temas em Psicologia, vol. 21, n. 2, 2013.

CARRANZA, E.; DHAKAL, C.; LOVE, I. Female entrepreneurs: how and why are they different? Washington: World Bank, 2018.

CARVALHO, L. M.; ARAUJO, M. M. Y. “Desempenho do PIB no quarto trimestre de 2023”. Carta de Conjuntura: Ipea, vol. 62, n. 16, 2024.

CHAFFEY, D.; ELLLIS-CHADWICK, F. Digital marketing. London: Prentice Hall, 2019.

COSTA, K. C. D. S. “Empreendedorismo e inovação: conceitos e desafios”. Caderno Intersaberes, vol. 12, n. 41, 2023.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Editora Penso, 2021.

CYTRYN, A. L. F. A visão dos empreendedores sobre o ambiente de negócios no Brasil e o aproveitamento de oportunidades (Dissertação de Mestrado em Administração). Rio de Janeiro: UFRJ, 2017.

FAUSTINO-DIAS, A. F.; SPANHOL, C. P.; MARIANI, M. A. P. “Escaneamento das políticas públicas de alimentação a partir do ‘Nourishing Framework’”. Economia e Região, vol. 10, n. 1, 2022.

FAUSTINO-DIAS, A. F.; SPANHOL, C. P.; MARQUES, J. L. D. “Alimentação e obesidade no contexto governamental brasileiro: análise das políticas, programas, planos e manuais por meio da mineração de texto”. Revista de Administração IMED, vol. 14, n. 1, 2024.

FREIRE, R. M. L. et al. “Análise da imagem afetiva dos turistas no destino Vale dos Vinhedos – RS”. Turismo Visão e Ação, vol. 25, 2023.

GEM. “Empreendedorismo no Brasil: Relatório Executivo”. GEM [2019]. Disponível em: . Acesso em: 12/02/2024.

GEM. “GEM 2022/23 Women’s Entrepreneurship Report: challenging bias and stereotypes”. GEM [2023]. Disponível em: . Acesso em: 12/02/2024.

GOETTERT, J. D. Fronteiras: quando o “paraíso” e o “inferno” moram ao lado. Identidades, imagens e gentes por entre Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) e Pedro Juan Caballero (Amambay, Paraguai). Dourados: Editora da UFGD, 2017.

GOSLING, I. T. S.; CASTRO, C. C.; BRITO, M. J. “O uso do Iramuteq na elaboração de uma revisão integrativa da literatura em turismo: relacionamento com fornecedores, capacidades dinâmicas e performance no setor de hospitalidade”. Marketing and Tourism Review, vol. 8, n. 3, 2022.

GUIMARÃES, J. S. Os ecossistemas empreendedores e a transformação digital: uma abordagem multinível (Tese de Doutorado em Gestão). Covilhã: Universidade Beira Interior, 20224.

HANNAN, M. T.; FREEMAN, J. “Structural inertia and organizational change”. American Sociological Review, vol. 49, n. 2, 1984.

HOKMABADI, H. et al. “Business resilience for small and medium enterprises and startups by digital transformation and the role of marketing capabilities: a systematic review”. Systems, vol. 12, n. 6, 2024.

JACCARD, P. “The distribution of the flora in the alpine zone”. The New Phytologist, vol. 11, 1912.

JADHAV, G. G.; GAIKWAD, S. V.; BAPAT, D. “A systematic literature review: digital marketing and its impact on SMEs”. Journal of Indian Business Research, vol. 15, 2023.

JO, Y.; HONG, A. J. “Development and validation of a readiness for organizational change scale”. SAGE Open, vol. 13, n. 4, 2023.

KHOO, C. et al. “Opportunities and challenges of digital competencies for women tourism entrepreneurs in Latin America: a gendered perspective”. Journal of Sustainable Tourism, vol. 32, n. 3, 2024.

KLEIN, V. B.; TODESCO, J. L. COVID-19 crisis and SMEs responses: the role of digital transformation. Knowledge and Process Management, vol. 28, n. 2, 2021.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2021.

KUME, W. “Empreendedorismo nas startups: superando o desafio do Vale da Morte”. Peer Review, vol. 5, n. 17, 2023.

LAU, V. P. et al. “Entrepreneurial readiness and firm growth: an integrated etic and emic approach”. Journal of International Management, vol. 18, n. 2, 2021.

MANNUMMEL, A. D.; JEROME, V. B. “Empowering women entrepreneurs: bridging the digital divide through digital marketing technology adoption”. Educational Administration: Theory and Practice, vol. 30, n. 5, 2024.

MARACAJÁ, K. F. B.; PEREIRA, L. M.; PINHEIRO, I. F. S. “Análise cienciométrica das pesquisas sobre overtourism através do software Iramuteq”. Qualitas Revista Eletrônica, vol. 22, n. 2, 2023.

MASRIANTO, A. et al. “Digital marketing utilization index for evaluating and improving company digital marketing capability”. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, vol. 8, n. 3, 2022.

MENDONÇA-JÚNIOR, D. et al. “Evaluation of e-commerce systems: comparative study before and during the COVID-19 pandemic in Brazil”. Journal of Information Systems and Technology Management, vol. 20, 2023.

MORAZZONI, M.; SY, A. “Female entrepreneurship, financial frictions and capital misallocation in the US”. Journal of Monetary Economics, vol. 129, 2022.

MORO, M. F.; MENDONÇA, A. K. S.; ANDRADE, D. F. “COVID-19 pandemic accelerates the perception of digital transformation on real estate websites”. Quality and Quantity, vol. 57, 2023.

NIJKAMP, P. “Borders as opportunities in the space-economy: towards a theory of enabling space”. Asia-Pacific Journal of Regional Science, vol. 5, 2021.

OMOTOSHO, A. O.; MATHEW, K.; MODISE, A.; AYANDIBU, A. “Advancing women entrepreneurship in a developmental state: an agenda for higher education institutions”. Cogent Education, vol. 11, n. 1, 2024.

PROVALIS. “QDA Miner 6: User’s Guide”. Provale Research [2020]. Disponível em: . Acesso em 27/09/2024.

QUEK, Y.; CRAWFORD, E. Lessons across borders: women’s entrepreneurship in the U.S. and China. Washington: Georgetown Institute for Women, 2020.

RIZVI, S. A. A. et al. “Challenges and motivations for women entrepreneurs in the service sector in Pakistan”. Future Business Journal, vol. 9, n. 71, 2023.

ROCHA, B. G.; ANDREASSI, T. Experiência empreendedora no Brasil e nos EUA: aspectos culturais e financeiros sob o ponto de vista de empreendedores brasileiros. REGEPE: Entrepreneurship and Small Business Journal, vol. 9, n. 3, 2020.

ROCHA, R. O.; TAKAHASHI, A. R. W.; SEGATTO, A. P. “How does social innovation generate social impact? Contributions from a meta-synthesis”. REGEPE: Entrepreneurship and Small Business Journal, vol. 12, n. 1, 2023.

SANTOS, G.O. et al. “How to measure Entrepreneurial Ecosystems? Current debate and challenges for the Brazilian case”. REGEPE: Entrepreneurship and Small Business Journal, vol. 13, n. 1, 2024.

SANTOS, S.C.; LIGUORI, E. W.; GARVEY, E. “How digitalization reinvented entrepreneurial resilience during COVID-19”. Technological Forecasting and Social Change, vol. 189, 2023.

SAUMURE, K.; GIVEN, L. “Data saturation”. In: GIVEN, L. M. (ed.). The SAGE encyclopedia of qualitative research methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2008.

SCHIMCHAK, G.; PERES, B.; CRESCITELLI, E. “Ecossistemas de empreendedorismo regional: fatores críticos de sucesso”. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, vol. 8, n. 2, 2023.

SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Atlas dos pequenos negócios. Brasília: Sebrae, 2022. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2024.

SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Empreendedorismo Feminino no Brasil. Brasília: Sebrae, 2021. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2024.

SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Relatório especial: Empreendedorismo Feminino no Brasil. Brasília: Sebrae, 2019. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2024.

SEIDLER, E. P.; CAMPOS, S. A. P.; BICHUETI, R. S. “Institucionalismo organizacional: abordagem útil para as organizações modernas?” Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.

SHAH, K. “An analysis on the utilization of digital marketing strategies for growth & development of SME’s”. International Journal of Management, Public Policy and Research, vol. 2, n. 2, 2023.

SILVA, C. A.; ANDRADE, D. M.; ALCÂNTARA, V. C. “Perspectivas da ação empreendedora: uma revisão de escopo da literatura”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 18, n. 53, 2024.

SILVA, M. B. O. et al. “Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise calcada em princípios da netnografia”. Turismo, Visão e Ação, vol. 24, 2022.

SOTTI, R.W. et al. “Empreendedorismo feminino: fatores motivacionais e dificuldades encontradas no ramo publicitário”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 44, 2023.

STINCHCOMBE, A. L. “Social structure and organizations”. In: BAUM, J. A. C.; DOBBIN, F. (eds.). Economics meets sociology in strategic management. Leeds: Emerald Group Publishing Limited, 2000.

SUBTIL, I. et al. “O ecossistema empreendedor nos municípios portugueses: a ação do poder local no incentivo à atividade empreendedora”. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, n. 64, 2023.

TIAGO, M. T. P.; VERÍSSIMO, J. M. C. “Digital marketing and social media: why bother?” Business Horizons, vol. 57, n. 6, 2014.

TLAISS, H. A. “Women’s entrepreneurship, barriers and culture: insight from the United Arab Emirates”. The Journal of Entrepreneurship, vol. 23, n. 2, 2014.

ZEIDAN, S.; BAHRAMI, S. “Women entrepreneurship in GCC: a framework to address challenges and promote participation in a regional context”. International Journal of Business and Social Science, vol. 2, n. 14, 2011.

ZEITHAML, V. A. “Consumer perceptions of price, quality and value: a means-end model and synthesis of evidence”. Journal of Marketing, vol. 52, n. 3, 1988.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)