O AUDIOVISUAL, A DIALÉTICA DO ESPECTADOR E A LINGUAGEM
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste ensaio discute-se a formação de uma linguagem audiovisual e sua relação com o espectador. Procura-se, por meio de bibliografia específica acerca do tema, mostrar o desenvolvimento do cinema no século XX e as possíveis posturas dos espectadores diante do audiovisual. Ademais, discute-se a necessidade de uma postura ativa por parte dos espectadores diante do audiovisual.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do espectador: seis ensaios do mais laureado cineasta cubano. São Paulo: Editora Summus, 1984.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1995.
HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios (1875-1914). Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2014.
KNAUSS, Paulo. “Sobre a norma e o óbvio: a sala de aula como lugar de pesquisa”. In: NIKITIUK, Sonia (org.). Repensando o ensino de história. São Paulo: Editora Cortez, 1996.
RAMOS, José Mario Ortiz. Televisão, publicidade e cultura de massa. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.
ROSENFELD, Anatol. Cinema: arte & indústria. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
SILVA, Michel Goulart da. “Cinema, história e política”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 11, 2020.
SILVA, Michel Goulart da. “Os Caminhos da linguagem: possibilidade de aprendizagem por meio do audiovisual na EJA”. Revista de Educação de Jovens e Adultos, vol. 2, n. 3, dezembro, 2008.
TROTSKY, Leon. Questões do modo de vida. A moral deles e a nossa. São Paulo: Editora Sundermann, 2000.