EDUCAÇÃO COMO REPRODUÇÃO: ANTECIPAÇÕES DE ÁLVARO VIEIRA PINTO A ALTHUSSER
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este ensaio tematiza a função social da educação na perspectiva crítico-reprodutivista presente nas obras de Álvaro Vieira Pinto e Louis Althusser. Como objetivo geral, buscou-se compreender e avaliar a concepção dos autores sobre a função social da educação formal na sociedade de classes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que incluiu estudo bibliográfico com ênfase na leitura comparada das obras “A Questão da Universidade”, escrita no Brasil, em 1961, e "Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado", publicada na França, em 1970. Para a sistematização e análise dos dados, recorreu-se ao aporte teórico-metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), pelo qual produziu-se a síntese na forma deste texto. Com apoio de bibliografia complementar, foram produzidos dados evidenciando aproximações e similaridades entre as obras dos autores destacados. Por fim, diante da análise das obras, destacou-se a originalidade de Álvaro Vieira Pinto, antecipando aspectos fundamentais das Teorias da Reprodução, cerca de uma década antes da consagrada obra de Louis Althusser chegar ao público. Concluiu-se pela importância de resgatar a obra de Álvaro Vieira Pinto, autor ainda pouco difundido no país. Este ensaio contribuiu para o reconhecimento do filósofo brasileiro além de apontar direções promissoras para futuras investigações no âmbito da educação formal. Propõe-se alargar a compreensão sobre a perspectiva crítico-reprodutivista, entendida como matriz indispensável, ainda que não suficiente, para pensar a educação em geral e a escola, em particular.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALTHUSSER, L. Ideologia e os Aparelhos Ideológicos de Estado. Lisboa: Editorial Presença, 1980.
BACKER, D. I. “History of the reproduction-resistance dichotomy in critical education: The line of critique against Louis Althusser, 1974-1985”. Critical Education, vol. 12, n. 6, 2021.
BACKER, D. I. Althusser and education: reassessing critical education. Great Britain: Bloomsbury Publishing, 2022.
BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. La Escuela Capitalista. Ciudad de México: Siglo Veintiuno, 1986.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1982.
CATANZARO, G.; ROMÉ, N. “Reproducción y lucha de clases. Bosquejo de una lectura althusseriana del neoliberalismo”. Valenciana, vol. 13, n. 27, 2021.
CUNHA, L. A. A Universidade Reformada: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1988.
FERREIRA, L. S. “Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades”. Revista Brasileira de Educação, vol. 25, 2020.
GONZATTO, R. F.; MERKLE, L. E. “Vida e obra de Álvaro Vieira Pinto: um levantamento bibliográfico”. Revista HISTEDBR, n. 69, 2016.
LOVATTO, A. Os Cadernos do Povo Brasileiro e o debate nacionalista nos anos 1960: um projeto de revolução brasileira (Tese Doutorado em Ciências Sociais). São Paulo: PUC-SP, 2010.
MARINI, R. M. Subdesenvolvimento e revolução. Florianópolis: Editora Insular, 2017.
OURIQUES, N. O Colapso do Figurino Francês: crítica às ciências sociais no Brasil. Florianópolis: Editora Insular, 2015.
PINTO, Á. V. A questão da universidade. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
PINTO, Á. V. A sociologia dos países subdesenvolvidos: introdução metodológica ou prática metodicamente desenvolvida da ocultação dos fundamentos sociais do “vale de lágrimas”. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2008.
PINTO, Á. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2005.
REYNA, J. O. “Una conflictiva presencia: Louis Althusser en Colombia y Venezuela”. Devenires, vol. 20, n. 39, 2019.
ROBINSON-SELF, P. A critical introduction to learning and teaching in Higher Education. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2023.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Editora Autores Associados, 1995
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 2019.
STEIMBERG, R. “Sobre la crítica al reproductivismo en educación. Escuela y Estado en el trabajo de Louis Althusser”. Trabalho Social, vol. 21, n. 34, 2020.
VIEDMA, C. “En torno a lo verdadero: retorno a Althusser, rodeo por Lacan”. Tópicos: Revista de Filosofía de Santa Fe, n.43, 2022.
WASSERMAN, C. A teoria da dependência: do nacional-desenvolvimentismo ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.
YOUNG, M. “Para que servem as escolas?”. Revista Educação e Sociedade, vol. 28, n. 101, 2007.
ZECA, B. G. “Análise historiográfica da “modernização autoritária e conservadora” e sua relação com a doutrina de segurança nacional e desenvolvimento”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 5, n. 13, 2021.