PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E CURRÍCULO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente ensaio tem como objetivo analisar as relações entre as teorias cunhadas acerca do currículo, passando pelas tradicionais, críticas e pós-críticas aliadas às contribuições de Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, em seu clássico livro “Pedagogia do Oprimido”. Com base nestas discussões, subsídios são fornecidos para discussão sobre as perspectivas apresentadas em sala de aula de forma crítica e reflexiva, dando aprofundamento ao processo de aprendizagem de forma coletiva e significativa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BORGE, V. “Resenha do livro Pedagogia do Oprimido”. Revista HISTEDBR On-line, vol. 8, n. 31, setembro, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
SAUL, A. M.; SAUL, A. “Uma trama conceitual centrada no currículo inspirada na Pedagogia do Oprimido”. Revista e-Curriculum, vol. 16, n. 4, 2018.
SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas (Tese de Doutorado em Educação). São Paulo: PUC-SP, 2004.