APLICAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA CRIAÇÃO DE DASHBOARD DE INDICADORES CULTURAIS

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José Ricardo Vitória
Rafaela Maehara Said dos Reis
Magnus Luiz Emmendoerfer

Resumo

Indicadores culturais permitem gerar informações sobre as expressões e produções culturais existentes em um determinado território, e a sua geração se tornar mais ágil e de amplo uso a partir de Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) como o Business Intelligence (BI). No bojo deste tema, este artigo tecnológico tem como objetivo central desenvolver um dashboard de indicadores culturais utilizando uma ferramenta e técnicas de BI, baseando-se em dados de museus de Belo Horizonte (MG) Brasil. A metodologia adotada faz uso da pesquisa documental e baseia-se no uso de técnicas de BI para processar as informações coletadas pela Gerência de Planejamento e Monitoramento de Indicadores Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, a partir de 2018. Foram definidos requisitos específicos, seguidos pela coleta e análise dos dados. Posteriormente, implementaram-se as funcionalidades no sistema e desenvolveu-se o dashboard interativo utilizando a ferramenta Power BI. Os resultados indicam que o dashboard proporciona insights valiosos sobre atividades, programas, público e políticas públicas dos museus. As conclusões apontam que o estudo contribui para uma utilização mais eficaz dos dados culturais, incentivando melhorias nas práticas e políticas culturais de Belo Horizonte, além de oferecer uma compreensão mais aprofundada da dinâmica cultural local.

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Como Citar
VITÓRIA, J. R. .; REIS, R. M. S. dos .; EMMENDOERFER, M. L. APLICAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA CRIAÇÃO DE DASHBOARD DE INDICADORES CULTURAIS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 51, p. 761–781, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10976506. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3894. Acesso em: 7 dez. 2024.
Seção
Artigos

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