OFICINA SOBRE COMPOSTAGEM: ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira
Carmem Lúcia Costa Amaral

Resumo

O presente artigo tem como tema uma oficina de compostagem para fomentar a Educação Ambiental no ambiente escolar. No contexto escolar, percebemos um distanciamento entre o pensar e o fazer, e para superá-lo, o formador deve desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas, como as oficinas, que são locais em que se manipularão artefatos, matéria-prima e ferramentas para proporcionar o debate de ideias construtivas e colaborativas. Neste trabalho, de pesquisa adotou-se o método qualitativo, quanto aos procedimentos optou-se por um estudo de caso.  Para a coleta de dados foram utilizados vídeo filmagens, caderno de bordo e questionários. Na análise dos depoimentos e discussões foi utilizada a análise de discurso. A oficina de compostagem teve como objetivo principal discutir a interdisciplinaridade da Educação Ambiental, e assim, auxiliar os professores a pensarem em ações de Educação Ambiental na escola. A oficina aconteceu durante as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo, desenvolvida com 15 professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio de uma escola estadual do interior de São Paulo. Os resultados evidenciaram que os professores não conheciam o procedimento de construção e manuseio de uma composteira. E que a compostagem é um tema que pode ser utilizado para desenvolver atividades interdisciplinares e contribuir com o aproveitamento de resíduos produzidos na escola. A partir desses resultados conclui-se que a oficina proporcionou momentos de reflexão sobre a compostagem e seus benefícios para o meio ambiente e para desenvolver atividades interdisciplinares na escola.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, T. M. R. de; AMARAL, C. L. C. OFICINA SOBRE COMPOSTAGEM: ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 51, p. 405–425, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10919462. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3796. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALOUI, A.; HAMANI, N.; DELAHOCHE, L. “Designing a Resilient and Sustainable Logistics Network under Epidemic Disruptions and Demand Uncertainty”. Sustainability, vol. 13, 2021.

BASU, A. et al. “Plant Growth Promoting Rhizobacteria (PGPR) as Green Bioinoculants: Recent Developments, Constraints, and Prospects”. Sustainability, vol. 13, 2021.

BRASIL. Compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos: manual de orientação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01/02/2024.

BRASIL. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos – 2019. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Regional, 2020. Disponível em: . Acesso em: 01/02/2024.

BRITO, V. F. et al. “O ensino remoto e pandemia: saúde mental e vivências subjetivas dos adolescentes”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 50, 2024.

CHADE, J.; PALHARES, I. “O Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, diz OMS”. O Estado de São Paulo [2017]. Disponível em: . Acesso em: 16/02/2024.

CORREA, C. M. A. “La problemática ambiental en un contexto de cambio global: Posibilidades y limitaciones de educación ecocientífica desde la acción docente”. Revista Electrónica Educare, vol. 27, n. 2, 2023.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Editora Gaia, 2017.

FELDENS, D. G.; CATANHEDE, C.; FUSARO, L. “¿Qué puede hacer un currículum? Breve ensayo sobre el currículum en inmanencia”. Revista Iberoamericana de Estudios en Educación, vol. 16, n. 4, 2021.

FREIRE, A. M. “Educação para a Sustentabilidade: implicações para o currículo escolar e para a formação de professores”. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1, 2007.

HU, M. et al. “Modular assembly of microswimmers with liquid compartments”. Journal of Physics: Condensed Matter, vol. 35, 2023.

INSTITUTO AKATU. M. “Buscas do Google indicam uma tendência a comportamentos de consumo consciente”. Instituto Akatu [2020]. Disponível em: . Acesso em: 12/02/2024.

JACOBI, P. “Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade”. Cadernos de Pesquisa, n. 118, 2003.

LAGO, W. L. A.; MIRANDA, E. F.; SILVA, L. B. “Educação Ambiental e escola: práticas pedagógicas para a conservação do meio ambiente”. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 45, 2018.

LEFF, E. “Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental”. Revista Olhar de professor, vol. 14, n. 2, 2011.

LIMA, G. A. A.; DIAS, C. A. C.; LIMA, A. H. “Compostagem de resíduos sólidos orgânicos como tema incentivador de educação ambiental”. Scientia Plena, vol. 12, n. 6, 2016.

MARCHI, C. M. D. F.; GONÇALVES, I. O. “Compostagem: a importância da reutilização dos resíduos orgânicos para a sustentabilidade de uma instituição de ensino superior”. Revista Monografias Ambientais, vol. 19, 2020.

MOLINA, C. A.; LÓPEZ, F. S. “Desarrollo profesional docente: Perspectivas desde una experiencia de investigación con docentes”. Revista Electrónica Educare, vol. 27, n. 2, 2023.

MORAN, J. M. et. al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 2006.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. “Os Professores depois da Pandemia”. Revista Educação e Sociedade, vol. 42, 2021.

OLIVEIRA, T. M. R. Proposta de minicurso para a formação continuada de professores em educação ambiental (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). São Paulo: UNICSUL, 2018.

OLIVEIRA, T. M. R.; AMARAL, C. L. C. “Discutindo o projeto político pedagógico e a Educação Ambiental em uma escola pública de São Paulo”. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, vol. 39, n. 1, 2022.

OLIVEIRA, T. M. R.; AMARAL, L. H.; AMARAL, C. L. C. “A prática pedagógica reflexiva em questão: Estudo de caso de uma escola brasileira”. Revista Portuguesa de Educação, vol. 36, n. 2, 2023.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Editora Pontes, 2020.

POWELL, A. B.; SILVA, W. Q. “O vídeo na pesquisa qualitativa em educação matemática: investigando pensamentos matemáticos de alunos”. In: POWELL, A. B. (org.) Métodos de pesquisa em educação matemática usando escrita, vídeo e internet. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2015.

RODRIGUES, E; CARNIATTO, I.; COLTRE, S. M. “Educação Ambiental através da horta escolar: estudo do caso das escolas municipais de Marechal Cândido Rondon (PR)”. In: SENHORAS, E. M. (org.). Educação Ambiental: Discussões Subnacionais. Boa Vista: Editora IOLE, 2022.

SANTOS, H. M. N.; FEHR, M. “Educação Ambiental por meio da compostagem de resíduos sólidos orgânicos em escolas públicas de Araguari-MG”. Caminhos de Geografia, vol. 8, n. 24, 2007.

SATO, M. “Relações multifacetadas entre as disciplinas”. In: MARFAN, M. A. (org.). Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores: educação ambiental. Brasília: MEC, 2002.

SAUVÉ, L. “Uma cartografia das correntes em educação ambiental”. In: SATO, M.; CARVALHO, I. (orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Editora Artmed. 2005.

SEGURA, Á. M.; ROJAS, L. A.; PULIDO, Y. A. “Referentes mundiales en sistemas de gestión de residuos sólidos”. Revista Espacios, vol. 41, 2020.

SENHORAS, E. M. “Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.

SENHORAS, E. M.; GOMES, M. L. “COVID-19 nos municípios de Roraima”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 9, 2020.

SILVA, H. O.; BEZERRA, R. D. “A importância da educação ambiental no âmbito escolar”. Revista Interface, vol. 12, n. 12, 2016.

SORRENTINO, M. “De Tbilisi a Thessaloníki: A educação ambiental no Brasil”. In: QUINTAS, J. S. (org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. Brasília: Ibama, 2006.

SOUZA, F. A. et al. “Compostagem”. Comunicado Técnico Embrapa, n. 50, 2001.

TRAJBER, R.; SATO, M. “Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades”. Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental [2010]. Disponível em: . Acesso em: 04/01/2024.

TREIN, E. S. “A Educação Ambiental crítica: crítica de que?” Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14, 2012.

VIEIRA, E.; VOLQUIND, L. Oficinas de Ensino: O quê? Por quê? Como?”. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2002.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Editora Bookman, 2010.