SAÚDE FINANCEIRA E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: ESTUDO DE CASO EM UMA MINERADORA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

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Giane Costa Oliveira
Alexandre Ramos Demito
Antonio Carlos Magalhães da Silva

Resumo

A crescente evolução dos produtos financeiros e a instabilidade econômica global tornaram as decisões financeiras cada vez mais complexas. Sendo assim, a alfabetização financeira se faz necessária para possibilitar uma avaliação da posição financeira e da situação econômica da população. Nesse contexto, o Índice de Saúde Financeira do Brasil (I-SFB), desenvolvido pela Febraban e BCB, em 2021, visando compreender a situação financeira dos brasileiros para desenvolver ações educativas eficazes. Este estudo objetivou a constatação da influência exercida pela alfabetização financeira na saúde financeira por meio de análise estatística, sendo que a metodologia dos mínimos quadrados ordinários foi a empregada para a resposta as hipóteses levantadas.  Os testes de hipóteses indicaram que variáveis de controle exercem influência sobre a saúde financeira. As principais conclusões do trabalho foram a verificação da influência exercida pela alfabetização financeira na saúde financeira dos entrevistados e o construto segurança financeira é o elemento que mais impactou o índice de saúde financeira. O trabalho revela, através desta pesquisa de campo, que a questão da educação financeira é vital para a saúde financeira das pessoas.

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Como Citar
OLIVEIRA, G. C.; DEMITO, A. R.; SILVA, A. C. M. da . SAÚDE FINANCEIRA E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: ESTUDO DE CASO EM UMA MINERADORA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 163–179, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10183375. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2639. Acesso em: 26 fev. 2024.
Seção
Artigos

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