A PLATAFORMA ‘CONSUMIDOR.GOV.BR’ NA PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francisco das Chagas Bezerra Neto
Paulo Henriques da Fonseca

Resumo

Com a pandemia da COVID-19 e a implementação de intervenções não-farmacológicas, os hábitos de consumo mudaram, ocasionando um aumento de compras online e o um estímulo ao uso do “Consumidor.gov.br”. Diante disso, a pesquisa objetiva investiga as reclamações na plataforma “Consumidor.gov.br” com intuito de mensurar a resolução dos conflitos no período da pandemia da COVID-19 – 2° semestre de 2019 e 1° semestre de 2022. Neste sentido, para atingir os resultados pretendidos, o presente exposto utilizou a pesquisa explicativa, o método dedutivo, que parte dos pressupostos gerais aos específicos, ou seja, da legislação consumerista até a prática de resolução de conflitos na plataforma em tela; a natureza qualitativa e o emprego de documentação indireta, sobretudo, as técnicas documentais (legislação e dados secundários do site) e bibliográficas (doutrina e artigos). No período analisado, percebeu-se um total de 3.290.218 denúncias; 3.249.902 respostas; 1.614.439 respostas não avaliadas e 961.005 denúncias resolvidas. Nesse espaço de tempo, averiguou-se que 98,77% das denúncias foram respondidas; 49,07% das respostas não foram avaliadas e 29,21% das denúncias foram resolvidas. Portanto, conclui-se que o site “Consumidor.gov.br” é parcialmente eficaz para resolução de conflitos extrajudiciais – confirmando a hipótese levantada. Contudo, diante da baixa resolução de denúncias e do alto número de respostas não avaliadas, nota-se que a plataforma “Consumidor.gov.br” carece de maior efetividade na resolução de demandas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BEZERRA NETO, F. das C.; FONSECA, P. H. da. A PLATAFORMA ‘CONSUMIDOR.GOV.BR’ NA PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 50, p. 716–736, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10790904. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3452. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALMEIDA, F. B. Direito do consumidor esquematizado. São Paulo: Editora Saraiva, 2020.

ANTUNES, J. E. Direito do consumo. Coimbra: Editora Almedina, 2023.

ARBIX, D. A. Resolução online de controvérsias - Tecnologias e Jurisdições (Tese de Doutorado em Direito). São Paulo: USP, 2015.

BENJAMIN, A. H. V.; MARQUES, C. L.; BESSA, L. R. Manual de Direito do Consumidor. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2024.

BRASIL. Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Brasília: Planalto, 1990. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2024.

BRASIL. Lei n. 14.010, de 10 de junho de 2020. Brasília: Planalto, 2020. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2024.

BRASIL. Portaria n. 156, de 01 de abril de 2020. Brasília: Planalto, 2020. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2024.

CARNAÚBA, D. A. “Distribuição de riscos nas relações de consumo: uma análise econômica”. In: LEMOS, P. F. I. et al. (coords.). Sociedade de risco e direito privado: desafios normativos, consumeristas e ambientais. São Paulo: Editora Atlas, 2013.

CAVALIERI FILHO, S. Programa de Direito do Consumidor. São Paulo: Editora Atlas, 2019.

EUROPEAN UNION. Common Position COVID-19. Bruxelas: Consumer Protection Cooperation, 2020. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2024.

FAIRLIE, R.; FOSSEN, F. M. “The early impacts of the COVID-19 pandemic on business sales”. Small Business Economics, vol. 58, n. 4, 2022.

FIGUEIREDO, B. F. Consumidor.gov.br: a exigência de utilização da plataforma digital de solução adequada de conflitos antes do ajuizamento de ação de consumo como fator de eficiência do Poder Judiciário, à luz da análise econômica do direito (Dissertação de Mestrado em Direito). Florianópolis: UFSC, 2019.

FORNASIER, M. O.; SCHWEDE, M. A. “As plataformas de solução de litígios online (ODR) e a sua relação com o direito fundamental ao acesso à justiça”. Revista Eletrônica de Direito Processual, vol. 22, n. 1, 2021.

FRECKELTON QC, I. “COVID-19: Fear, quackery, false representations and the law”. International Journal of Law and Psychiatry, vol. 72, 2020.

FUNG, S. S.; ROBERTS, S. “Covid-19 and The Role of a Competition Authority: The CMA’s Response to Price Gouging Complaints”. Journal of European Competition Law and Practice, vol. 12, n. 10, 2021.

GARCIA, L. P.; DUARTE, E. “Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da COVID-19 no Brasil”. Epidemiologia e Serviços de Saúde, vol. 29, n. 2, 2020.

IHERING, R. V. A luta pelo direito. Viena: Editora Montecristo, 1872.

KHASANAH, F. N. et al. “Pemanfaatan Media Sosial dan Ecommerce Sebagai Media Pemasaran Dalam Mendukung Peluang Usaha Mandiri Pada Masa Pandemi Covid 19”. Jurnal Sains Teknologi dalam Pemberdayaan Masyarakat, vol. 1, n. 1, 2020.

LISBOA, R. S. Responsabilidade civil nas relações de consumo. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

MARQUES, R. D. “A resolução de disputas online (ODR): do comércio eletrônico ao seu efeito transformados sobre o conceito e a prática do acesso à justiça”. Revista de Direito e as Novas Tecnologias, vol. 2, n. 5, 2019.

MATNUH, H. “Rectifying Consumer Protection Law and Establishing of a Consumer Court in Indonesia”. Journal of Consumer Policy, vol. 44, n. 3, 2021.

RODRIGUES, N. T. D.; OLIVEIRA, R. S.; SILVA, F. S. R. “O aprimoramento do direito de petição sob a perspectiva das novas mídias digitais”. Revista de Informação Legislativa, vol. 55, n. 217, 2018.

RULE, C. “Online Dispute Resolution and the Future of Justice”. Annual Review of Law and Social Science, vol. 16, n. 1, 2020.

SANTOS, C. S. A.; SANTOS, M. V. G.; DINIZ, A. P. S. M. “Impactos da pandemia da COVID-19 nas relações contratuais à luz dos institutos da força maior e da onerosidade excessiva. In: HIRSCH, F. P. D. A. COVID-19 e o direito na Bahia: estudos da comunidade da UNEB em homenagem à memória de Ruivaldo Macedo Costa. Salvador: Direito Levado a Sério, 2020.

SOUZA, S. C. et al. Direito do consumidor. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2018.

TARTUCE, F; NEVES. D. A. A. Manual de Direito do Consumidor: direito material e processual. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2023.

UNITED STATES. Consumer Product Safety Act of 1972. Washington: United States Congress, 1972. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2024.

UNITED STATES. COVID-19 Consumer Protection Act of the 2021 Consolidated Appropriations Act. Washington: United States Congress, 2021. Disponível em: <https://www.congress.gov>. Acesso em: 15/01/2024.

UNITED STATES. Federal Trade Commission Act of 1914. Washington: United States Congress, 1914. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2024.

VITA, C. V. “Os direitos do consumidor na pandemia”. Consultor Jurídico [2021]. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2024.