FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: UMA ANÁLISE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO VOLTADA PARA ENSINO DE CIÊNCIAS
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Resumo
As Tecnologias Digitais apresentam grande potencial de uso para a educação e vem se mostrando um importante recurso, por meio dos aparelhos midiáticos, uma vez que podemos adaptar conteúdos e encontrar novas formas de dinamizar didaticamente o trabalho com os mais variados conhecimentos. Levando em consideração tais afirmações, a presente pesquisa discute a formação de professores de Ciências e sua relação com as tecnologias digitais, tanto seus pontos positivos quanto negativos. A pesquisa segue a linha qualitativa, para a construção dos dados foi utilizado a metodologia estado do conhecimento que visa o estudo sobre produções acadêmicas já publicadas, já para a escolha dos trabalhos analisados optou-se pela revisão de literatura sistemática. Deste modo foi realizado uma busca na plataforma digital Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BBTD), a fim de averiguar como os trabalhos defendidos abordam a temática, como critério de escolha foram selecionadas pesquisas no período de 2012 a 2022, visando os últimos dez anos de publicações a fim de mapear os resultados mais recentes. Dessa forma foram selecionados e analisados vinte e cinco trabalhos que se encaixaram dentro dos objetivos e filtros pré-estabelecidos. A metodologia utilizada se divide em três momentos, a pesquisa bibliográfica para aprofundamento da temática. Em segundo momento a pesquisa na plataforma BBTD. Em um terceiro momento a classificação dos trabalhos analisados em categorias emergentes conforme a temática central de cada trabalho defendido. Como principais resultados podemos destacar que as tecnologias digitais se mostram uma importante ferramenta didática paras os professores, porém ainda existem lacunas que dificultam o trabalho do professor, como a falta de formação específica dos professores para usar as tecnologias digitais em sala de aula, a falta de infraestrutura adequadas nas escolas e a carência de pesquisas acadêmicas que abordam e relacionam seu uso no ensino de ciências.
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