FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: UMA ANÁLISE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO VOLTADA PARA ENSINO DE CIÊNCIAS

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Regiane Dias Coitim
Marcos Antonio Batista Carvalho

Resumo

As Tecnologias Digitais apresentam grande potencial de uso para a educação e vem se mostrando um importante recurso, por meio dos aparelhos midiáticos, uma vez que podemos adaptar conteúdos e encontrar novas formas de dinamizar didaticamente o trabalho com os mais variados conhecimentos. Levando em consideração tais afirmações, a presente pesquisa discute a formação de professores de Ciências e sua relação com as tecnologias digitais, tanto seus pontos positivos quanto negativos. A pesquisa segue a linha qualitativa, para a construção dos dados foi utilizado a metodologia estado do conhecimento que visa o estudo sobre produções acadêmicas já publicadas, já para a escolha dos trabalhos analisados optou-se pela revisão de literatura sistemática. Deste modo foi realizado uma busca na plataforma digital Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BBTD), a fim de averiguar como os trabalhos defendidos abordam a temática, como critério de escolha foram selecionadas pesquisas no período de 2012 a 2022, visando os últimos dez anos de publicações a fim de mapear os resultados mais recentes. Dessa forma foram selecionados e analisados vinte e cinco trabalhos que se encaixaram dentro dos objetivos e filtros pré-estabelecidos. A metodologia utilizada se divide em três momentos, a pesquisa bibliográfica para aprofundamento da temática. Em segundo momento a pesquisa na plataforma BBTD. Em um terceiro momento a classificação dos trabalhos analisados em categorias emergentes conforme a temática central de cada trabalho defendido. Como principais resultados podemos destacar que as tecnologias digitais se mostram uma importante ferramenta didática paras os professores, porém ainda existem lacunas que dificultam o trabalho do professor, como a falta de formação específica dos professores para usar as tecnologias digitais em sala de aula, a falta de infraestrutura adequadas nas escolas e a carência de pesquisas acadêmicas que abordam e relacionam seu uso no ensino de ciências.

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Como Citar
COITIM, R. D.; CARVALHO, M. A. B. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: UMA ANÁLISE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO VOLTADA PARA ENSINO DE CIÊNCIAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 49, p. 390–403, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10563430. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3136. Acesso em: 26 fev. 2024.
Seção
Artigos

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