A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: EM FOCO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
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Resumo
Este artigo é resultado do trabalho de dissertação. Apresenta análises e discussões acerca da inclusão escolar e qualidade da educação, com vistas à renovação das práticas pedagógicas e problematiza as concepções que pais e professores têm sobre esses preceitos, que envolvem, especialmente, o ensino-aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual, nas salas comuns das escolas de Ensino Fundamental. Tem como objetivo geral apresentar e discutir práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de alunos com deficiência intelectual em turmas do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve professores que buscaram promover o desenvolvimento de um ensino de qualidade para seus alunos. Foi desenvolvido à luz das contribuições da teoria histórico-cultural, na qual se pretendeu investigar a realidade escolar quanto a aprendizagem, ou a não aprendizagem de adolescentes com Deficiência Intelectual. Por meio de um estudo de campo, foi possível perceber as vivências do cotidiano escolar, para compreendê-las e discuti-las. Tem como resultado de pesquisa, o quanto as professoras buscam reconhecer o esforço dos estudantes e podem perceber seu crescimento. Elas buscam focar seus esforços no desenvolvimento das potencialidades e suas habilidades e capacidades. Tem destaque a importância da adaptação curricular e a formação inicial e continuada dos professores, para implementar a inclusão. Vale ainda destacar o sentimento de solidão destes professores em relação as dificuldades vivenciadas frente a inclusão escolar.
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