A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: EM FOCO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo é resultado do trabalho de dissertação. Apresenta análises e discussões acerca da inclusão escolar e qualidade da educação, com vistas à renovação das práticas pedagógicas e problematiza as concepções que pais e professores têm sobre esses preceitos, que envolvem, especialmente, o ensino-aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual, nas salas comuns das escolas de Ensino Fundamental. Tem como objetivo geral apresentar e discutir práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de alunos com deficiência intelectual em turmas do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve professores que buscaram promover o desenvolvimento de um ensino de qualidade para seus alunos. Foi desenvolvido à luz das contribuições da teoria histórico-cultural, na qual se pretendeu investigar a realidade escolar quanto a aprendizagem, ou a não aprendizagem de adolescentes com Deficiência Intelectual. Por meio de um estudo de campo, foi possível perceber as vivências do cotidiano escolar, para compreendê-las e discuti-las. Tem como resultado de pesquisa, o quanto as professoras buscam reconhecer o esforço dos estudantes e podem perceber seu crescimento. Elas buscam focar seus esforços no desenvolvimento das potencialidades e suas habilidades e capacidades. Tem destaque a importância da adaptação curricular e a formação inicial e continuada dos professores, para implementar a inclusão. Vale ainda destacar o sentimento de solidão destes professores em relação as dificuldades vivenciadas frente a inclusão escolar.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ADAMS, F. W. “A percepção de professores de Ciências frente aos desafios no processo de ensino e aprendizagem de alunos público alvo da educação especial”. Actio, vol. 5, n. 3, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 17/08/2023.
CARVALHO, M. F. Conhecimento e vida na escola: convivendo com as diferenças. Campinas: Editora da Unijuí, 2006.
COTONHOTO, L. A. Currículo e atendimento educacional especializado na educação infantil: Possibilidades e desafios à inclusão escolar (Tese de Doutorado em Educação). Vitória: UFES, 2014.
DORZIAT, A. “Educação Especial e Inclusão Escolar (prática e/ou teoria)”. In: DECHICHI, C.; SILVA, L. C. Inclusão escolar e educação especial: teoria e prática na diversidade. Uberlândia: Editora da UFU, 2008.
GÓES, M. C. R. “Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural”. In: OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C.; SOUZA, D. T. Psicologia, educação e temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Editora Moderna, 2002.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Centauro, 2004
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora EPU, 1986.
MANZINI, E. J. “Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação”. Revista Percurso, vol. 4, n. 2, 2003.
MENDES, E. G. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara: Editora Junqueira e Marin, 2010.
OLIVEIRA, A. A. S. Conhecimento escolar e deficiência intelectual: dados da realidade. Curitiba: Editora CRV, 2018.
PARO, V. H. Gestão democrática da educação pública. São Paulo: Editora Cortez, 2016.
PLETSCH, M. D. Repensando a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental: diretrizes políticas, currículo e práticas pedagógicas (Tese de Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
PRIETO, R. G. “Políticas de Inclusão Escolar no Brasil: sobre novos/velhos significados para educação especial”. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Das Margens ao Centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Editora Junqueira e Marin, 2010.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Editora Autores Associados, 2011.
STEMLER, S. “Uma visão geral da análise de conteúdo”. Avaliação Prática, Pesquisa e Avaliação, vol. 7, 2001.
TASSA, O. M. E.; CRUZ, G. C.; CABRAL, J. J. “Educação Inclusiva e o Curso de Formação de Docentes: Desafios e Relatos de Experiência”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.
THADEU, V. “PNLD: tudo sobre o programa nacional do livro e do material didático somos educação”. Portal Eletrônico E-docente [2019]. Disponível em: . Acesso em: 21/09/2023.
VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas: Fundamentos de defectologia - Tomo V. Madri: Editorial Pueblo y Educación. 1997.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.
ZAGO, N. (org.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003.