FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS: UMA CARACTERIZAÇÃO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

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Maria Helena de Lima Aood
Waldir Ferreira de Abreu

Resumo

O artigo tematiza a formação de professores em Educação em Direitos Humanos sob a perspectiva decolonial. Tem como objetivo compreender a abordagem e o desenvolvimento das pesquisas no campo da formação de professores em direitos humanos. Como procedimento metodológico, realizou-se um levantamento pautado no Estado do Conhecimento, utilizando como fontes teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2012 a 2021. Dentre os resultados, identificou-se uma concentração de pesquisas nas concepções de direitos humanos nos currículos e políticas educacionais, observou-se, também, um número significativo de teses sobre pedagogias decoloniais em vários contextos. Dada a relevância da formação de professores em direitos humanos, conclui-se que as pesquisas existentes ainda são incipientes para atender as necessidades apresentadas a partir de uma perspectiva decolonial comprometida com as transformações sociais e o desenvolvimento de experiências de vida e práticas subversivas, visando um país mais justo, inclusivo e aberto às diversidades. O estudo aponta para a necessidade de uma produção mais substancial nesse campo, especialmente na educação básica, sublinhando a importância de práticas formativas que garantam a integração entre direitos humanos e decolonialidade.

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Como Citar
AOOD, M. H. de L. .; ABREU, W. F. de . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS: UMA CARACTERIZAÇÃO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 48, p. 240–258, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10393514. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2861. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos

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