DO GPT 3 AO CHATGPT: POTENCIALIDADES E ALERTAS NO ENFOQUE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA
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Resumo
O estudo exploratório objetiva analisar em bibliografia brasileira a abordagem da Inteligência Artificial (IA) na construção de textos acadêmicos com base nas versões do modelo de linguagem GPT - Generative Pre-trained Transformer, a exemplo do GPT 3 e o ChatGPT, no período de 2021-2023. As análises foram feitas seguindo as seguintes categorias “a priori”: a) abordagens das pesquisas; b) metodologia de pesquisa; c) centros produtores e regiões dessas produções; e d) potencialidades e alertas. Foi adotado como procedimento a revisão bibliográfica e utilizada a revisão sistemática como técnica, conforme orientações do método PRISMA - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A pesquisa foi realizada nos textos publicados na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e artigos no Google Scholar. Foram recuperadas 93 produções entre artigos, teses e dissertações e 13 foram incluídas na revisão. Os resultados do estudo indicam a predominância de pesquisas com abordagem qualitativa, metodologias variadas e uma maior concentração de publicações na Região Sudeste do Brasil. As ideias associadas a “alertas” são mais predominantes do que aquelas vinculadas às potencialidades da IA generativa para a escrita algorítmica. Concluímos que no cenário brasileiro atual (2023), os estudos sobre a IA generativa para a escrita tenderá a um volume progressivo de interesse na temática pelas experiências, concepções e questões sobre o uso em várias áreas de conhecimento. Entre esses interesses, em correlação com os resultados deste estudo, estarão os aspectos éticos e a concepção de autor e autoria associadas ao tema da IA generativa para a escrita. A clareza e a reflexão crítica sobre a incorporação da IA são fundamentais para nortear e delinear seu papel na pesquisa e na produção de conhecimento.
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