AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira
Meire Nadja Meira de Souza
Suema Souza Araujo
Lygianne Batista Vieira

Resumo

A avaliação em larga escala é um instrumento empregado em todo território nacional para avaliar as aprendizagens. No Distrito Federal, a rede pública de ensino aplicou um teste em alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental para diagnosticar a aprendizagem dos discentes após o retorno do ensino remoto. Diante disso, este artigo tem o objetivo de analisar o processo de formação e aplicação das provas de avaliação das aprendizagens da rede pública do Distrito Federal, em 2022, com os profissionais que deram apoio aos estudantes com Necessidade Educativas Específicas durante o processo. O estudo tem uma abordagem qualitativa crítica, que utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário, a observação e a análise documental. Recorremos à teoria Histórico Cultural como base teórica e o método histórico cultural para analisar os dados. Os resultados indicam que os alunos com Necessidades Educativas Específicas não são incluídos no processo de elaboração e aplicação da prova, as quais foram entregues sem qualquer adaptação ficando sob responsabilidade do aplicador fazer isso e a proibição do uso de recursos tecnológicos prejudicou os alunos que necessitam de Tecnologia Assistiva para realizarem suas provas. Por fim, concluímos que, muito embora a rede pública de ensino do Distrito Federal seja inclusiva na letra da lei no que diz respeito às avaliações das aprendizagens, os alunos com Necessidades Educativas Específicas, em relação ao Diagnóstico Inicial 2022, permanecem em um processo de exclusão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FERREIRA, A. T. R. de J. .; SOUZA, M. N. M. de .; ARAUJO, S. S.; VIEIRA, L. B. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 21, n. 62, p. 251–281, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15054146. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/6390. Acesso em: 19 jul. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ADJEI, E. S. et al. “A systematic review of academic performance of Children with Disabilities (CWDs) in inclusive education schools in Low and Middle-Income Countries (LMICs)”. Heliyon, vol. 10, n. 3, 2024.

ALBÁN-MARTINEZ, J.; NARANJO, T. “Inclusión educativa de estudiantes con discapacidad intelectual: un reto pedagógico para la educación formal”. 593 Digital Publisher CEIT, vol. 5, n. 4, 2020.

ALLAN, C. M. et al. “A conceptual model for interprofessional education: The International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF)”. Journal of Interprofessional Care, vol. 20, n. 3, 2006.

ANAYA, M. D.; ROJAS, C. A. B. “La mitigación de barreras para el aprendizaje y la participación, un camino posible para la construcción de una escuela para todos”. Praxis Pedagógica, vol. 22, n. 3, 2022.

AZPITARTE, F.; HOLT, L. “Failing children with Special Educational Needs and Disabilities in England: New evidence of poor outcomes and a postcode lottery at the Local Authority level at Key Stage 1”. British Educational Research Journal, vol. 50, 2024.

BALTER, A. et al. “Re‐Imagining Inclusion Through the Lens of Disabled Childhoods.” Social Inclusion, vol. 11, n. 1, 2023.

BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. “Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola”. Educação e Pesquisa, vol. 38, n. 2, 2012.

BOWEN, G. A. “Document Analysis as a Qualitative Research Method”. Qualitative Research Journal, vol. 9 n. 2, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04/09/2024.

BRASIL. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: . Acesso em: 04/09/2024.

CARD, A. J. “The biopsychosociotechnical model: a systems-based framework for human-centered health improvement”. Health Systems, vol. 12, n. 4, 2023.

CASTELLANI, R. M. et al. “Comportamento do estresse psicobiológico durante semanas de prova e trabalho de conclusão de curso em estudantes universitários: existe diferença entre gêneros?” Educação Temática Digital, vol. 24, n. 2, 2022.

CASTRO, J. P. “Pedagogía inclusiva y evaluación de los aprendizajes, una relación compleja”. Debates em Educação, vol. 16, n. 38, 2024.

CRENSHAW, K. W. “Demarginalizing the intersection of race and sex: a black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics”. University of Chicago Legal Forum, vol. 1 n. 8, 1989.

DAVIES, K. et al. “Systemic knowledge at school entry: learning from disabled children and their families”. Community, Work and Family, vol. 25, n. 5, 2022.

DISTRITO FEDERAL. Censo Escolar 2022. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2022b. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Diretrizes de avaliação educacional: Aprendizagem, institucional e em larga escala 2014-2016. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014a. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Lei n. 3.218, de 5 de novembro de 2003. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2003. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Caderno de orientação pedagógica da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2025. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento caderno da Educação Especial. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014b. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Diagnóstico inicial 2022: Gabaritos e habilidades: Língua Portuguesa e Matemática. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2022d. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Diagnóstico inicial 2022: orientação para a análise pedagógica dos resultados. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2022c. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Guia de aplicação 2º, 3º ano do ensino fundamental e EJA. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2022a. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Lei n. 5.106, de 3 de maio de 2013. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Orientação Pedagógica do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2010a. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025

DISTRITO FEDERAL. Orientação Pedagógica: Educação Especial. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2010b. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Portaria n. 1.305, de 21 de dezembro de 2023. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2023. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

DISTRITO FEDERAL. Portaria n. 28, de 12 de janeiro de 2024. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2024. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2025.

ESCUDERO, J. C. “La Educación Especial en Chile: desde un sistema propio a uno integrado”. Caderno de História da Educação, vol. 22, 2023

FERREIRA, A. T. R. J. “A classe especial e a inclusão: um caminho possível”. In: MASON, A. P. U. et al. (orgs.). Formação Humana, processos educativos, TICs e inclusão no século XXI. Itapiranga: Editora Schreiben, 2024.

FERREIRA, A. T. R. J.; ARAUJO, S. S.; ZARDO, S. P. “Um por todos e todos por um: relato de experiência de uma proposta inclusiva”. In: SANTOS, M. et al. (orgs.). Educação Inclusiva na prática: Relatos de experiência através de perspectivas e evidências. Itapiranga: Editora Schreiben. 2023.

FERREIRA, J. M.; MOURA, G. G.; MIETO, G. S. M. “Children’s Sociability in Institutional Contexts: Theoretical Reflections on Cognitive Development Within Peer Interactions”. Hu Arenas, vol. 4, 2021.

FERST, M. C.; NOGUEIRA, S. C. S. “Deficiência: uma abordagem legal e biomédica no contexto brasileiro”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 21, n. 61, 2025.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021.

GALLAGHER-MACKAY, K. et al. "COVID-19 and Education Disruption in Ontario: Emerging Evidence on Impacts". Law and Society Faculty Publications, vol. 1, 2021.

GAMA, E. “IBGE divulga atualização dos Recortes Metropolitanos e Aglomerações Urbanas”. Agência IBGE Notícias [2024]. Disponível em: . Acesso em 06/12/ 2024.

GARCÍA, V. B. S.; RENTERÍA, J. M. “Students with special educational needs in regular classrooms and their peer effects on learning achievement”. Humanities and Social Sciences Communications, vol. 11, n. 521, 2024.

HAMMALIL-NÁJERA, Y.; MARTÍNEZ-IGLESIAS, J. M. A.; MOLINA-SAORÍN, J. “Alumnos con bajo desempeño funcional: percepción de los profesores sobre su práctica pedagógica”. Artículos: Educação e Sociedade, vol. 45, 2024.

HATFIELD, J. L.; SOLØST, T. E. T. “Assessing the assessment: exploring Norwegian primary education teachers’ perceptions of national accountability testing”. Scandinavian Journal of Educational Research, vol. 69, n. 2, 2025.

IWASSE, L. F. A.; BRANCO, E. P. “Políticas públicas y evaluaciones a gran escala en brasil: críticas y possibilidades”. Paradigma, vol. 43, n. 2, 2022.

KASSAR, M. C. M. “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional”. Educar em Revista, n. 41, 2011.

KUMAR, A.; SHARMA, A. “Observation Method: A Review Study”. ResearchGate [2023]. Disponível em: . Acesso em: 23/1-01/2025.

MACHADO, C.; ALAVARSE, O.; CHAPPAZ, R. “Large-scale assessments in Latin America: Problematizing the quality of school Education”. Educação em Revista, vol. 0, 2024.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.

MARTINS, M. A.; PINHEIRO, T. A. S. “Educação inclusiva. Os desafios no processo da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular da escola municipal acre do 1 º ao 5º ano”. In: SENHORAS, E. M.; PAZ, A. C. O. Educação especial e Inclusiva: Experiências do Ensino Fundamental ao Superior. Boa Vista: Editora IOLE, 2023.

MITRA, S. “The Capability Approach and Disability Sophie”. Journal of Disability Policy Studies, vol. 16, n. 4, 2006.

MORAES, M. R.; HUMMEL, E. I.; SILVA, E. P. “Tecnologia Assistiva como recurso pedagógico: concepções dos docentes das salas de recursos multifuncionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 43, 2023.

MURRAY, J. J. et al. “Intersectional inclusion for deaf learners: moving beyond General Comment no. 4 on Article 24 of the United Nations Convention on the Rights of Persons with Disabilities”. International Journal of Inclusive Education, vol. 24, n. 7, 2018.

PAVÃO, A. C. O.; PAVÃO, S. M. O. (orgs.). Intervenções pedagógicas no AEE: Potencializando o ensino, a aprendizagem e a inclusão. Santa Maria: Editora da UFSM, 2023.

PEDROZA, R. L. S.; CHAGAS, J. C. “Direitos humanos e o projeto político-pedagógico”. In: GONZALÉZ, Á. M. B. et al. (orgs.). Educação, direitos humanos e organização do trabalho pedagógico. Brasília: Editora Paralelo 15, 2016.

PLETSCH, M. D. “O que há de especial na educação especial brasileira?” Momento - Diálogos em Educação, vol. 29, n. 1, 2020.

RANBIR, D. R. “Inclusive Education Practices for Students with Diverse Needs”. Innovative Research Thoughts, vol. 10, n. 1, 2024.

RANGANATHAN, P.; CADUFF, C. “Designing and validating a research questionnaire - Part 1”. Perspectives in Clinical Research, vol. 14, n. 3, 2023.

RIBAS, L. M. O processo criador da criança com autismo em espaços brincantes: imaginação-emoção e o coletivo (Dissertação de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar). Brasília: UnB, 2021.

ROSERO-CALDERÓN, M. et al. “Actitud docente frente a la educación inclusiva de estudiantes con discapacidad intelectual”. Revista Unimar, vol. 39, n. 1, 2021.

SANTANA, J. E. B.; MEDEIROS, K. M. “O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas”. Revemop, vol. 1, n. 3, 2019.

SANTOS, A. A.; GIRAFFA, L. M. M. “Avaliação e tecnologia: concepções e práticas docentes na construção de uma avaliação para a aprendizagem personalizada”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 45, 2023.

SANTOS, K. C. L. S.; VENDEL, A. L.; BRAGA, D. S. “Percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental acerca da inclusão de alunos com deficiência intelectual”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 21, n. 61, 2025.

SARAN, A. et al. “Effectiveness of interventions for improving social inclusion outcomes for people with disabilities in low- and middle-income countries: A systematic review”. Campbell Systematic Reviews, vol. 19, n. 1, 2023.

SCHALOCK, R. L.; LUCKASSON, R.; TASSÉ, M. J. “Defining, diagnosing, classifying, and planning supports for people with intellectual disability: an emerging consensus”. Siglo Cero, vol. 52, n. 3, 2021.

SEGURA-PEREZ, Á. et al. “Teachers’ perceptions on the role of augmentative and alternative communication systems”. Educação e Pesquisa, vol. 50, 2024.

SHELTON, A.; GEZER, T. “Investigating the educational experiences of students with disabilities during the COVID-19 school disruption: an international perspective”. Large-scale Assess Education, vol. 11, n. 34, 2023.

SILVA, N. C.; CARVALHO, B. G. E. “Compreendendo o Processo de Inclusão Escolar no Brasil na Perspectiva dos Professores uma Revisão Integrativa”. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 23, n. 2, 2017.

SOUZA, R. T.; MIRANDA, J. C. “Inclusão escolar no brasil: uma análise documental”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 5, n. 13, 2021.

SOUZA, V.; BARBOSA, X. C. “Inclusão excludente? Desafios da assistência estudantil no instituto federal de Rondônia”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 21, n. 62, 2025.

TILLEY, S. “The role of critical qualitative research in educational contexts: A Canadian perspective”. Educar em Revista, vol. 35, n. 75, 2019.

UNDERWOOD, K. “Involving and Engaging Parents of Children with IEPs”. Exceptionality education International, vol. 20, n. 1, 2010.

UNDERWOOD, K.; MUSLEH, A. "Children of Bill 82: Reflective histories of disability and childhood in Ontario, Canada". Studies in Social Justice, vol. 18, n. 1, 2024.

VERESOV, N. “Cultural-Historical research methodology for studying of child’s development”. Psicologia da Educação, n. 54, 2022.

VERESOV, N. “The problem of data analysis in cultural- historical research”. Cultural-Historical Psychology, vol. 20, n. 3, 2024.

VIANA, E. A.; MANRIQUE, A. L. “Por uma avaliação que considere a diversidade: das cicatrizes às possibilidades”. In: MOREIRA, G. E. et al. Políticas de avaliação e suas relações com o currículo de matemática na Educação Básica. Brasília: SBEM Nacional, 2021.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo. São Paulo: Editora Hogrefe, 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)