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Regina Célia Vilanova-Campelo
Ana Patrícia Sá Martins

Resumen

O presente artigo científico tem como objetivo analisar uma experiência formativa, desenvolvida com licenciandos de Educação Física no projeto de extensão universitária Danças Maranhenses e Ginástica Para Todos (GPT), em uma universidade pública no interior do Maranhão/Brasil. Realizamos um estudo de caso, pautado em uma abordagem de pesquisa qualitativa, com relatos dos integrantes do projeto participantes das oficinas, uma vez por semana, com duração de uma hora, ao longo de 12 meses. As atividades propostas no GPT estão relacionadas com o desenvolvimento sustentável, sob a perspectiva de uma educação mais inclusiva, equitativa e socioeducativa, com foco na igualdade de gênero, criatividade e valorização da cultura regional. As análises dos depoimentos dos participantes do projeto demonstraram que, apesar de nenhum dos futuros professores possuírem qualquer tipo de experiência com a ginástica, todos visam um maior diálogo com o universo gímnico em sua formação docente, a fim de potencializar a valorização dos saberes e culturas regionais junto à sociedade em geral para manutenção física, social e cognitiva. Os resultados evidenciam, pois, a importância de projetos com a Ginástica como alternativas de atividades extensionistas que favoreçam as aprendizagens para além da universidade.

Detalles del artículo

Cómo citar
VILANOVA-CAMPELO, R. C.; MARTINS, A. P. S. . . Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 342–357, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10206753. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2689. Acesso em: 20 may. 2024.
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Regina Célia Vilanova-Campelo, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

 

Citas

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