GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO NAS APRESENTAÇÕES DE RESULTADOS FINANCEIROS POR WEBINAR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Karina da Silva Monteiro
Kamyla Silva Veloso
Adriana Rodrigues Silva
Risolene Alves de Macena Araújo
Vanessa de Menêses Silva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a prática de gerenciamento de impressão nas apresentações de resultados financeiros realizados por webinar durante o período da COVID-19, no Brasil, transmitidas pelos Fundos Imobiliários de Shoppings. Para tanto, foram analisados os relatórios financeiros dos Fundos Imobiliários de Shoppings apresentados em 2020, no Brasil. Foram consideradas as manipulações verbais, como a visual, temática, retórica, estrutural, dialógica e de compreensão, e manipulações não verbais, como vocalics e chronemics, seguindo uma estrutura adaptada de Hellmann et al. (2020). Esta é uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados nas apresentações de resultados por webinars disponibilizados no youtube por três fundos imobiliários. A análise das manipulações foi realizada com o auxílio do software Atlas.ti e cada manipulação foi analisada de forma específica. Os resultados indicam que, dentre os casos analisados, há indícios da presença de gerenciamento de impressão nas diferentes formas de comunicação, sinalizando possíveis tentativas de manipulação das informações reportadas pelos fundos, que podem influenciar nas decisões de investimento dos usuários. Concluímos, portanto, que nas transmissões voluntárias de resultado dos fundos imobiliários de shopping durante o período em análise, há evidências que indicam o uso de estratégias de gerenciamento de impressão. Esta pesquisa contribui para a literatura sobre as estratégias de manipulação da impressão utilizadas em comunicações diretas “face to face” com stakeholders. Além disso, busca chamar a atenção dos investidores para as possíveis práticas de gerenciamento de impressão que podem influenciar suas escolhas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MONTEIRO, K. da S.; VELOSO, K. S.; SILVA, A. R.; ARAÚJO, R. A. de M. .; SILVA , V. de M. . GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO NAS APRESENTAÇÕES DE RESULTADOS FINANCEIROS POR WEBINAR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 319–343, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10021704. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2369. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALMEIDA, M. “Fundos imobiliários de shoppings desabam, mas podem ser oportunidade”. 2020. EXAME [2020]. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2023.

BEATTIE, V.; JONES, M. J. “The use and abuse of graphs in annual reports: theoretical framework and empirical study”. Accounting and Business Research, vol. 22, n. 88, 1992.

BORGES, M. D. F. R. “Impression Management e desempenho organizacional: o caso Português”. Estudos do ISCA, vol. 4, 2012.

BULL, P. “On identifying questions, replies, and non-replies in political interviews”. Journal of Language and Social Psychology, vol. 13, n. 2, 1994.

BULL, P. et al. “Why politicians are three‐faced: The face model of political interviews”. British Journal of Social Psychology, vol. 35, n. 2, 1996.

BURGOON, J. K. et al. “Applying linguistic and vocalic analysis to company conference calls to detect fraud-related statements”. Research Gate [2014]. Disponível em: . Acesso em: 23/09/2023.

CADORIN, J. R. Gerenciamento de Impressão das Narrativas Contábeis da Vale SA em detrimento do rompimento da barragem de Brumadinho (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Contabilidade). São Paulo: USP, 2020.

CADORIN, J. R.; THEISS, V. “Gerenciamento de impressão das narrativas contábeis da Vale S.A. em detrimento do rompimento da barragem de Brumadinho”. Revista Mineira de Contabilidade, vol. 23, n. 2, 2022.

CHO, C. H. et al. “Impression management in sustainability reports: An empirical investigation of the use of graphs”. Accounting and the Public Interest, vol. 12, n. 1, 2012.

CHUN, R. Y. S.; MADUREIRA, S. “A voz na interação verbal: como a interação transforma a voz. Intercâmbio”. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, vol. 31, 2015

CLATWORTHY, M. A.; JONES, M. J. “Differential patterns of textual characteristics and company performance in the chairman's statement”. Accounting, Auditing and Accountability Journal, vol. 14, n. 3, 2006.

CLATWORTHY, M.; JONES, M. J. “The effect of thematic structure on the variability of annual report readability”. Accounting, Auditing and Accountability Journal, vol. 14, 2001.

CLUBEFII. “Lista de Fundos Imobiliários Cadastrados no Clube FII Clube FII”. Clubefii [2021]. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2023.

COURTIS, J. K. “Colour as visual rhetoric in financial reporting”. Accounting Forum, vol. 28, n. 3, 2004.

DEPAULO, B. M. et al. “Cues to deception”. Psychological bulletin, vol. 129, n. 1, 74, 2003.

EKMAN, P. Telling lies. New York: Norton, 1992.

ELLIOTT, W. B. “Are investors influenced by pro forma emphasis and reconciliations in earnings announcements?”. The Accounting Review, vol. 81, n. 1, 2006.

FERNANDES, S. A utilização de estratégias de impression management na carta do presidente: evidência na banca portuguesa (Dissertação de Mestrado em Contabilidade). Aveiro: Universidade de Aveiro, 2014.

GILLIS, R. L.; NILSEN, E. S. “Consistency between verbal and non-verbal affective cues: A clue to speaker credibility”. Cognition and Emotion, vol. 31, n. 4, 2017.

GUIMARÃES, D. T. A. et al. “Impactos da crise causada pelo Covid-19 na gestão financeira das empresas rurais do município de Manaus”. Revista de Gestão e Secretariado, vol. 14, n. 6, 2023.

HEDGE INVESTMENTS. “HGBS11: Resultados 2020 e perspectivas”. YouTube [2021]. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2023.

HELLMANN, A. et al. “The influence of textual presentation order and graphical presentation on the judgements of non-professional investors”. Accounting and Business Research, vol. 47, n. 4, 2017.

HELLMANN, A. et al. “Towards a conceptual framework for analysing impression management during face-to-face communication”. Journal of Behavioral and Experimental Finance, vol. 25, 2020.

HOGARTH, R. M.; EINHORN, H. J. “Order effects in belief updating: The belief-adjustment model”. Cognitive Psychology, vol. 24, n. 1, 1992.

HOSSAIN, D. M. et al. “Táticas de gerenciamento de impressões em divulgações relacionadas à Covid-19: um estudo sobre os relatórios anuais das companhias de seguros listadas em Bangladesh”. Asian Journal of Economics and Banking, vol. 2, 2023.

KAPPAS, A. et al. “Voice and emotion”. In: FELDMAN, R. S.; RIME, B. (eds.). Fundamentals of nonverbal behavior. Cambridge: Cambridge University Press 1991.

KORMOS, J.; DÉNES, M. “Exploring measures and perceptions of fluency in the speech of second language learners”. System, vol. 32, n. 2, 2004.

KUCKERTZ, A. et al. “Startups in times of crisis–A rapid response to the COVID19 pandemic”. Journal of Business Venturing Insights, vol. 13, 2020.

LIMA, F. P.; BASTOS, F. D. O. S. Reflexões sobre o objeto da comunicação no contexto organizacional: Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional”. São Caetano do Sul: Editora Difusão, 2012.

LOBO, M. Por que as pessoas mentem? São Paulo: Editorial Arte, 2010.

MAIO, A. M. D. “Comunicação face a face nas organizações em tempos de sociedade midiatizada”. Organicom, vol. 13, n. 24, 2016.

MARANHÃO, R A.; SENHORAS, E. M. “Pacote econômico governamental e o papel do BNDES na guerra contra o novo coronavírus”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 4, 2020.

MELLONI, G. et al. “The tone of business model disclosure: an impression management analysis of the integrated reports”. Journal of Management and Governance, vol. 20, n. 2, 2016.

MERKL-DAVIES, D. M.; BRENNAN, N. M. “Discretionary disclosure strategies in corporate narratives: incremental information or impression management?”. Journal of Accounting Literature, vol. 27, 2007.

MERKL-DAVIES, D. M.; BRENNAN, N. M. “Uma estrutura conceitual de gerenciamento de impressão: novos insights da psicologia, sociologia e perspectivas críticas”. Contabilidade e Pesquisa de Negócios, vol. 41, n. 5, 2011.

NEU, D. et al. “Managing public impressions: environmental disclosures in annual reports”. Accounting, Organizations and Society, vol. 23, n. 3, 1998.

PATEL, N. “Webinar: O Que É, Como Funciona e Como Fazer em 2020”. Neil Patel [2020]. Disponível em: . Acesso em: 30/09/2023.

PENTEADO, I. A. D. M. Gerenciamento de impressão em relatórios de sustentabilidade no Brasil: Uma análise do uso de gráficos (Tese de Doutorado em Contabilidade). São Paulo: USP, 2013.

ROMAN, A. G. et al. “Disclosure style and its determinants in integrated reports”. Sustainability, vol. 11, n. 7, 2019.

SAVEFROM. “Conversor de vídeo”. Savefrom [2021]. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2023.

SCHERER, K. R. “Vocal affect expression: A review and a model for future research”. Psychological Bulletin, vol. 99, n. 2, 1986.

SCHREINER, G. et al. “Os impactos gerados pela pandemia da covid-19 nas rotinas dos profissionais de departamento de pessoal”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.

SEPARAR EN SÍLABAS. “Separador y contador de sílabas online”. Separar em Silabas [2020]. Disponível em:

SILVA, R. B. D. “A Mentira Tem Perna Curta? Pistas Prosódicas na Identificação de Discurso Enganoso”. In: COSTA, J.; OLIVEIRA, JÚNIOR, M. Estudos em Fonética e Fonologia. São Paulo: Blucher, 2021.

SONNTAG, U. H.; SELEME, R. “Impacto da pandemia COVID-19–Estudo de caso em uma empresa de peças automotivas”. Revista de Gestão e Secretariado, vol. 14, n. 7, 2023.

SOUZA, P. V. S.; SILVA, P. B. “Gerenciamento de tons das divulgações voluntárias nos press releases das companhias abertas brasileiras”. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vol.18, 2020.

SPENCE, K. et al. “Markers of deception in italian speech”. Frontiers in Psychology, vol. 3, 2012.

TITZE, I. R.; MARTIN, D. W. “Principles of voice production”. The Journal of the Acoustical Society of America, vol. 104, n. 3, 1998.

VINCI PARTNERS. “Webinar de Resultados Trimestrais Vinci FII - 4T20”. YouTube [2021]. Disponível em: . Acesso em: 30/06/2023.

WANG, J. “Literature review on the impression management in corporate information disclosure”. Modern Economy, vol. 7, n. 6, 2016.

WEBFX. “Readability Test”. WebFX [2021]. Disponível em: . Acesso em: 09/10/2023.

ZUCKERMAN, M.; DEPAULO, B. M.; ROSENTHAL, R. “Verbal and nonverbal communication of deception”. Advances in Experimental Social Psychology, vol. 14, 1981.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)