GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO NAS APRESENTAÇÕES DE RESULTADOS FINANCEIROS POR WEBINAR

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Karina da Silva Monteiro
Kamyla Silva Veloso
Adriana Rodrigues Silva
Risolene Alves de Macena Araújo
Vanessa de Menêses Silva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a prática de gerenciamento de impressão nas apresentações de resultados financeiros realizados por webinar durante o período da COVID-19, no Brasil, transmitidas pelos Fundos Imobiliários de Shoppings. Para tanto, foram analisados os relatórios financeiros dos Fundos Imobiliários de Shoppings apresentados em 2020, no Brasil. Foram consideradas as manipulações verbais, como a visual, temática, retórica, estrutural, dialógica e de compreensão, e manipulações não verbais, como vocalics e chronemics, seguindo uma estrutura adaptada de Hellmann et al. (2020). Esta é uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados nas apresentações de resultados por webinars disponibilizados no youtube por três fundos imobiliários. A análise das manipulações foi realizada com o auxílio do software Atlas.ti e cada manipulação foi analisada de forma específica. Os resultados indicam que, dentre os casos analisados, há indícios da presença de gerenciamento de impressão nas diferentes formas de comunicação, sinalizando possíveis tentativas de manipulação das informações reportadas pelos fundos, que podem influenciar nas decisões de investimento dos usuários. Concluímos, portanto, que nas transmissões voluntárias de resultado dos fundos imobiliários de shopping durante o período em análise, há evidências que indicam o uso de estratégias de gerenciamento de impressão. Esta pesquisa contribui para a literatura sobre as estratégias de manipulação da impressão utilizadas em comunicações diretas “face to face” com stakeholders. Além disso, busca chamar a atenção dos investidores para as possíveis práticas de gerenciamento de impressão que podem influenciar suas escolhas.

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Como Citar
MONTEIRO, K. da S.; VELOSO, K. S.; SILVA, A. R.; ARAÚJO, R. A. de M. .; SILVA , V. de M. . GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO NAS APRESENTAÇÕES DE RESULTADOS FINANCEIROS POR WEBINAR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 319–343, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10021704. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2369. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Ensaios

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