BULLYING NA ESCOLA: O TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR E DO PROFESSOR EM FACE A ESSE FENÔMENO
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Resumo
O presente artigo tem como tema o trabalho do gestor escolar e do professor em face do fenômeno do bullying na escola. Tem por objetivo refletir sobre o papel do gestor e do professor diante do fenômeno bullying no contexto escolar, assunto que está em evidência e tem sido abordado com frequência por pesquisadores, professores, psicólogos, entre outros profissionais de diversas áreas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como método a pesquisa-ação, cujos dados foram coletados por meio de questionário diagnóstico direcionado a 24 alunos do 8º ao 9º anos de uma escola municipal, situada no bairro Lago Azul, zona norte da cidade de Manaus/AM, e de rodas de conversa realizadas com seis professores da referida escola. O questionamento norteador é como gestores e professores devem agir ao perceberem ações de bullying nas escolas? O referencial teórico no qual apoia este trabalho perpassa por Almeida (2014); Felizardo (2019); Ferreira; Mendonça (2023); Siqueira; Modesto; Bessa (2023), entre outros estudiosos. O resultado após todo o processo é de que a hipótese de se criar projetos e atividades diversas no contexto da escola, expandindo para fora dela também, é o melhor caminho para se prevenir e combater as práticas de bullying no contexto escolar.
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