O FENÔMENO BULLYING NO AMBIENTE PEDAGÓGICO: ESTUDO DOS ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS BASEADOS NAS DIFERENÇAS SOCIAIS E CULTURAIS

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Dennys Gomes Ferreira
João Guilherme Rodrigues Mendonça

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o fenômeno do bullying no ambiente pedagógico, tema bastante discutido na sociedade contemporânea, tendo em vista a sua complexidade e tudo que envolve: violência (física, verbal, psicológica, social, sexual e virtual), diversidade (sexual, étnico-racial), sociedade, cultura, exclusão e evasão escolar. Por meio do método documental, selecionou-se como objeto de estudo os aspectos históricos e conceituais baseados nas diferenças sociais e culturais e suas relações com a prática do bullying. Com base nas discussões sociológicas, abordou-se a questão da prática pedagógica, das inovações curriculares e tecnológicas, com foco no fenômeno do bullying no ambiente escolar e a proposição de intervenções com estratégias para a prevenção e/ou redução do bullying, a fim de promover a formação cidadã e o respeito às diferenças entre as pessoas. Os dados foram retirados de questionários aplicados a 24 (vinte e quatro) alunos das turmas de 8º e 9º anos de uma escola pública de Manaus e de rodas de conversas com professores da mesma escola. Percebeu-se que a frequência de bullying nas escolas é alta, os tipos são variados, envolvem alunos e alunas, e esta pesquisa constatou uma ação oriunda de uma professora. Diante dos dados levantados, constata-se a necessidade de ações interventivas urgentes, envolvendo tanto os discentes quanto os professores e funcionários.

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Como Citar
FERREIRA, D. G.; MENDONÇA, J. G. R. . O FENÔMENO BULLYING NO AMBIENTE PEDAGÓGICO: ESTUDO DOS ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS BASEADOS NAS DIFERENÇAS SOCIAIS E CULTURAIS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 116–137, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7903363. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1284. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos

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